As contas do campeão, da Liga Conferência e da descida de divisão
Além do título, está praticamente tudo em jogo na última jornada do campeonato já que ainda ninguém desceu de divisão matematicamente, nem as vagas europeias estão definidas. Só mesmo Famalicão, Casa Pia, Rio Ave e Gil Vicente podem “descansar”. Há contas mais simples de fazer do que outras e vamos tentar explicá-las. Para o campeão, já se sabe, Sporting tem de fazer, pelo menos, o mesmo resultado do Benfica e este vencer em Braga e esperar uma escorregadela do rival. No pódio, o FC Porto até pode perder desde que o Braga não recupere de uma desvantagem de sete golos, entre marcados e sofridos.
Para a Liga Conferência, V. Guimarães e Santa Clara entram empatados, com os minhotos em vantagem no confronto direto. Só que estes vão jogar a Alvalade e podem ser ultrapassados pelos açorianos, que se deslocam ao terreno do aflito Farense. Basicamente, o Vitória apura-se fazendo o mesmo resultado que o Santa Clara e estes só com um resultado melhor do que os minhotos.
Lá em baixo, é preciso uma calculadora. O Estrela, dois pontos acima do 16.º posto, salva-se se ganhar, mas também se empatar desde que Farense e Aves SAD não ganhem. Quanto a estes últimos, é o inverso: têm de ganhar ao Moreirense em casa e esperar que o Estrela não vença. Mas o conjunto de José Mota assegura o play-off se fizer um resultado igual ao do Farense, desde que o Boavista – visita Arouca – não vença, porque este tem vantagem no confronto direto, se todos acabarem com 27 pontos. No caso do Farense, mantém-se na primeira se vencer e o Aves SAD e o Estrela não fizerem o mesmo e vai ao play-off se fizer um resultado melhor do que os avenses. Finalmente, o Boavista, só pode aspirar ao 16.º lugar, do play-off, se vencer e Aves SAD e Farense perderem. Tudo para se decidir a partir das 18 horas do próximo sábado.