Basquetebol

Benfica, FC Porto e Sporting terminam fase regular da Liga com vitórias

FC Porto

Três grandes cumprem antes do play-off

Benfica, FC Porto e Sporting concluíram este sábado a fase regular da Liga Betclic com vitórias. Na 22.ª jornada, os três grandes cumpriram nos respetivos compromissos, contra Vitória de Guimarães, Galitos Barreiro e Oliveirense.

No Dragão, os portistas triunfaram por 87-82, num desafio no qual o técnico Fernando Sá aplicou alguma rotação – Miguel Queiroz não foi utilizado e Tanner Omlid não esteve no banco.

O facto de os dragões já terem o segundo lugar assegurado e a formação da Margem Sul do Tejo a presença no play-off resultou num desafio morno, com os visitantes, mesmo limitados a sete atletas utilizados, a incomodar até perto do fim (79-75), decidindo Xeyrius Williams (26 pontos).

Os dois conjuntos reencontram-se na quinta-feira na primeira eliminatória da Taça Hugo dos Santos, em Gondomar.

Em Oliveira de Azeméis, o Sporting carimbou o terceiro lugar em definitivo, vencendo por 75-86, com Jeremiah Bailey à beira do duplo-duplo (18 pontos e nove ressaltos). Cat Barber foi o melhor marcador, com 25 pontos.

Na Luz, os encarnados superaram o Vitória de Guimarães por 91-81, prolongando a invencibilidade caseira para as provas internas, que persiste desde outubro de 2023. Ben Romdhane teve a exibição mais robusta (23 pontos, dez ressaltos e cinco assistências).

Apesar da derrota, os minhotos vão ao play-off, tendo vantagem no confronto direto com o Esgueira, que perdeu por um contra a Ovarense (84-85).

Catarina Domingos