Português foi aclamado na sua última reunião como presidente do organismo que representa as ligas europeias
Na última reunião de Pedro Proença enquanto presidente da European Leagues, realizada esta quarta-feira, em Hamburgo, na Alemanha, foi proposto pela Board of Directos um voto de louvor à liderança do português durante o seu mandato e ainda a sua nomeação como presidente honorário do organismo.
Essas propostas serão votadas na próxima Assembleia-Geral da European Leagues, entre 5 e 6 de março, em Frankfurt, que contará com a presença de Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, e para a qual Proença também foi convidado.
De acordo com o site da Liga Portugal, que também preside, Proença foi aclamado na reunião da European Leagues pela união que reforçou entre as ligas-membro ao longo de um mandato de 14 meses, que culminou com a reintegração da LaLiga, de Espanha, naquela entidade.
Ao mesmo, foi destacado o papel que o português teve na reconstrução do diálogo entre a UEFA e a Associação de Clubes Europeus (ECA) e na colocação da European Leagues no centro de discussões sobre o futuro do futebol, o equilíbrio das ligas domésticas, a distribuição do mecanismo de solidariedade da UEFA pós-2024 ou a proteção dos calendários de competição dos clubes.