Benfica

Servir o Benfica aborda áudio de Bruno Lage: "O clube está ferido de morte"

Bruno Lage (créditos: Mário Vasa)

Movimento aponta o dedo a Rui Costa e volta a pedir a aprovação dos novos estatutos

O Movimento Servir o Benfica reagiu este domingo ao áudio do treinador Bruno Lage que viralizou nas redes sociais, após a derrota com o Casa Pia (3-1), em jogo da 19.ª jornada da I Liga que afastou ainda mais as águias da liderança. 

"O Benfica não pode continuar assim. (...) Numa conversa privada que parece ter sido tornada pública sem autorização, o treinador Bruno Lage confirmou aquilo que já todos sabemos: o Benfica está ferido de morte", começa-se por ler em comunicado do Movimento, que aponta depois o dedo à liderança do presidente Rui Costa.

"Rui Costa, com mais de 15 anos como dirigente e agora presidente, já demonstrou inequivocamente que não tem capacidade para liderar o Benfica. O clube está à deriva, sem rumo, sem visão, sem estratégia e, acima de tudo, sem coragem. Rui Costa é hoje um presidente acorrentado, consciente da sua incapacidade para devolver o Benfica aos benfiquistas, mas sem liberdade para se demitir", lê-se ainda. 

"(...) O Benfica não é de nenhum presidente, dirigente ou grupo de interesses. O Benfica é dos sócios. É de todos nós. É tempo de agir. É tempo de mudar. É tempo de devolver o Benfica aos benfiquistas. Exige-se, ainda, ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sport Lisboa e Benfica a convocação imediata de uma Assembleia Geral para a votação final global da Proposta de Estatutos. Após a conclusão desta Assembleia, independentemente do resultado, o presidente Rui Costa deverá anunciar a sua demissão, cabendo ao PMAG proceder à marcação de eleições antecipadas", conclui o Servir o Benfica.

Leia o comunicado na íntegra:

"O BENFICA NÃO PODE CONTINUAR ASSIM

Após mais uma derrota que expõe a fragilidade do Benfica na Primeira Liga, os adeptos e sócios do clube são confrontados com um grito de desespero e impotência. Numa conversa privada que parece ter sido tornada pública sem autorização, o treinador Bruno Lage confirmou aquilo que já todos sabemos: o Benfica está ferido de morte.

Rui Costa, com mais de 15 anos como dirigente e agora presidente, já demonstrou inequivocamente que não tem capacidade para liderar o Benfica. O clube está à deriva, sem rumo, sem visão, sem estratégia e, acima de tudo, sem coragem. Rui Costa é hoje um presidente acorrentado, consciente da sua incapacidade para devolver o Benfica aos benfiquistas, mas sem liberdade para se demitir.

O Benfica de Rui Costa, Jaime Antunes, Lourenço Coelho, Nuno Costa e outros que se perpetuam nos corredores do poder, não é o Benfica dos sócios. É um clube enredado em politiquices, refém de figuras como Pedro Proença e Jorge Mendes, e dependente de ligações obscuras que traem os valores e a identidade do nosso emblema.

Um Benfica que falha aos seus sócios e adeptos:

- É um Benfica que demora mais de um ano a divulgar auditorias internas, sem consequências e sem transparência.

- É um Benfica incapaz de competir com rivais em crise, que mesmo a mudar treinadores a meio da época somam mais vitórias.

- É um Benfica que se cala perante arbitragens semana após semana, preferindo manter boas relações com os verdadeiros donos do poder, em vez de defender os interesses do clube.

- É um Benfica que não honra a sua história, os seus ases do passado, nem respeita o seu próprio legado.

- É um Benfica infestado de vieiristas, lutando entre si para manter ou roubar cadeiras de poder, enquanto o clube se afunda.

Rui Costa e a sua direção transformaram o Benfica num palco de traições, mentiras e fugas de informação. O episódio recente envolvendo Bruno Lage não é mais do que o reflexo de um clube sem liderança, sem ética e sem respeito por si mesmo.

Chegámos a um ponto insustentável. É urgente a aprovação de novos estatutos que devolvam o Benfica aos sócios, garantindo a transparência, a independência e o poder de decisão que sempre foram a base deste clube.

Rui Costa, que já no passado enquanto jogador abandonou o Benfica, deve agora ter a dignidade de o fazer novamente. Só assim será possível reconstruir o clube, com um projeto sólido, ambicioso e liderado por quem coloca os interesses do Benfica acima de tudo.

O Benfica não é de nenhum presidente, dirigente ou grupo de interesses. O Benfica é dos sócios. É de todos nós.

É tempo de agir. É tempo de mudar. É tempo de devolver o Benfica aos benfiquistas.

Exige-se, ainda, ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sport Lisboa e Benfica a convocação imediata de uma Assembleia Geral para a votação final global da Proposta de Estatutos. Após a conclusão desta Assembleia, independentemente do resultado, o presidente Rui Costa deverá anunciar a sua demissão, cabendo ao PMAG proceder à marcação de eleições antecipadas.

Pelo Benfica, sempre.

Viva o Sport Lisboa e Benfica.

Viva o Glorioso."

Redação