Andebol

Cabo Verde "aportuguesado" volta a fazer história no Mundial

Edmilson Araújo frente ao cubano Christopher Martinez (EPA/ANTONIO BAT)

Equipa orientada por Jorge Rito goleou Cuba (38-28), no seu segundo e maior triunfo de sempre, passando de novo à segunda fase

A seleção de Cabo Verde, orientada por Jorge Rito e tendo cinco jogadores do campeonato português, venceu Cuba por 38-28, em Zagreb (Croácia), e passou pela segunda vez consecutiva à segunda fase de grupos do Mundial de andebol.

Foi o confronto mais “português” do campeonato, não estando em ação os Heróis do Mar, pois Cuba também conta com quatro jogadores que estão no Andebol 1, insuficientes para travarem a equipa de Rito, que se adiantou cedo, tendo Bruno Landim, Alexandre Pereira, Paulo Moreno e Leandro Semedo como principais armas. Ao intervalo, o 20-14 já era um sinal do feito dos “Tubarões Azuis”, que marcaram mais cinco golos no início do segundo tempo.

Cuba ainda reduziu a 26-20, mas Rito colocou os mais experientes em campo e não deu mais oportunidades.

O ponta Alexandre Pereira, do Belenenses, foi o melhor marcador cabo-verdiano, com oito golos, e Leandro Semedo, que está agora no Kuwait, eleito o melhor em campo. Élcio Fernandes, guarda-redes dos africanos, saiu ao colo dos colegas, com uma lesão num joelho, mas vai recuperar para o Main round.

Tendo festejado a segunda vitória em três participações em Mundiais, Cabo Verde vai tentar fazer história procurando mais um êxito frente a Croácia, Egito e Argentina. A equipa de Rito perdeu, na primeira fase, com Islândia e Eslovénia.

Redação O JOGO