Modalidades

Recordar 2024: Paris, Europeu, Supertaça do FC Porto e o ouro do ciclismo de pista

Os momentos marcantes do desporto em 2024

JULHO

Dia 1

O avançado Vangelis Pavlidis, de 25 anos, assina um contrato com o Benfica válido até 30 de junho de 2029.

Biniam Girmay (Intermarché-Wanty) torna-se no primeiro ciclista eritreu a vencer na Volta a França, ao impor-se ao ‘sprint’ em Turim, no final da terceira etapa.

Dia 2

O treinador português António Oliveira deixa o cargo de treinador do Corinthians, após a derrota frente ao campeão Palmeiras, de Abel Ferreira.

Dia 4

O futebolista internacional belga Zeno Debast reforça o Sporting, com um contrato por cinco épocas, até 30 de junho de 2029.

Dia 5

Portugal é afastado nos quartos de final do Campeonato da Europa de futebol de 2024, ao perder com a França por 5-3, no desempate por penáltis, após 120 minutos sem golos, em Hamburgo, na Alemanha.

Dia 6

O defesa central Sebastián Coates deixa o Sporting, nove épocas depois e regressa aos uruguaios do Nacional.

Dia 7

O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) conquista a 104.ª vitória na Fórmula 1, reforçando o recorde que já lhe pertencia, ao vencer o Grande Prémio da Grã-Bretanha, 12.ª prova da temporada.

Dia 11

O médio internacional português João Palhinha assina um contrato de quatro anos com o Bayern Munique, que o contratou aos ingleses do Fulham.

Dia 14

A Argentina conquista a Copa América em futebol pela 16.ª vez, isolando-se na liderança do ‘ranking’, ao bater a Colômbia por 1-0, nos Estados Unidos.

Dia 21

O tenista português Nuno Borges conquista, pela primeira vez, um torneio ATP, ao vencer em dois ‘sets’ o espanhol Rafael Nadal, antigo número um do mundo, em Bastad, na Suécia.

O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) conquista pela terceira vez a Volta a França, após vencer o contrarrelógio final, sagrando-se campeão de uma 111.ª edição em que o seu companheiro português João Almeida foi quarto.

Dia 26

O presidente francês, Emmanuel Macron, abre oficialmente os Jogos Olímpicos Paris2024, durante uma inédita cerimónia de abertura, transportada do habitual estádio olímpico para o rio Sena.

AGOSTO

Dia 1

A judoca Patrícia Sampaio conquista o bronze em -78 kg em Paris2024, ao bater a japonesa Rika Takayama por duplo waza-ari, alcançando a 29.ª medalha olímpica do desporto português e a primeira edição dos Jogos em França.

A portuguesa Filipa Martins consegue um histórico 20.º lugar na final ‘all around’ de ginastica artística dos Jogos Olímpicos Paris2024. A norte-americana Simone Biles sagra-se campeã pela segunda vez.

Dia 3

O FC Porto conquista a Supertaça Cândido de Oliveira em futebol pela 24.ª vez ao vencer o Sporting por 4-3, no prolongamento.

A norte-americana Katie Ledecky torna-se primeira nadadora a sagrar-se tetracampeã olímpica, impondo-se em Paris2024 nos 800 metros livres, e juntou-se à ginasta soviética Larisa Latynina, na liderança da lista de mulheres com mais ouros em Jogos.

Dia 4

O pugilista David Pina fica com a medalha de bronze de -51 kg nos Jogos Olímpicos Paris2024, a primeira de sempre de Cabo Verde.

Dia 8

O internacional português Pepe anuncia, aos 41 anos de idade, o fim da carreira de futebolista, depois de mais de duas décadas como jogador.

O campeão do mundo em título, Iúri Leitão, conquista a prata no ‘omnium’ dos Jogos Olímpicos Paris2024, dando a primeira medalha ao ciclismo de pista português.

Dia 9

Pedro Pichardo conquista a medalha de prata no triplo salto em Paris2024 e aumentou para três os ‘metais’ conquistados por portugueses nos Jogos.

Dia 10

Os ciclistas Iúri Leitão e Rui Oliveira conquistam a medalha de ouro em ‘madison’ em Paris2024.

Dia 14

O Real Madrid conquista a sua sexta Supertaça Europeia de futebol, ao vencer os italianos da Atalanta, por 2-0, em Varsóvia.

Dia 21

O futebolista internacional português João Félix assina um contrato por sete épocas, até 2031, com o Chelsea, finalizando a sua ligação ao Atlético Madrid.

Dia 23

O Sporting conquista a terceira Supertaça feminina de futebol, ao vencer o Benfica por 2-1, no estádio do Restelo, em Lisboa.

Dia 24

Os canoístas portugueses Teresa Portela e Messias Baptista sagram-se campeões do mundo em K2 500 misto, nos Mundiais de canoagem de velocidade em Samarcanda, no Uzbequistão.

Dia 25

O Sporting conquista a Supertaça de andebol pela quinta vez na sua história, a segunda consecutiva, ao vencer por 37-21 o rival Benfica, na Póvoa de Varzim.

O canoísta português Messias Baptista sagra-se campeão do mundo em K1 200 metros, arrecadando a segunda medalha de ouro para Portugal nos Mundiais em Samarcanda, no Uzbequistão.

Dia 27

O futebolista internacional português Francisco Conceição é emprestado pelo FC Porto à Juventus.

Dia 31

O treinador alemão Roger Schmidt deixa o comando do Benfica, com o qual tinha contrato até 2026, na sequência do empate com o Moreirense, na I Liga de futebol.

SETEMBRO

Dia 1

A ginasta Filipa Martins, a primeira portuguesa a disputar a final do concurso completo ('all around') em Jogos Olímpicos, anuncia o final da carreira.

A portuguesa Cristina Gonçalves conquista a medalha de ouro no torneio individual de boccia BC2 dos Jogos Paralímpicos Paris2024.

O nadador português Diogo Cancela conquista a medalha de bronze na prova dos 200 metros estilos SM8 dos Jogos Paralímpicos Paris2024.

Dia 2

O jovem avançado dinamarquês Conrad Harder é reforço do Sporting, tendo assinado contrato até junho de 2029, anunciam os campeões nacionais de futebol, que pagaram um valor de 19 milhões de euros ao Nordsjaelland.

Dia 3

O turco Kerem Akturkoglu, de 25 anos, é reforço do Benfica, proveniente do Galatasaray.

Dia 4

O português Luís Costa conquista a medalha de bronze na prova de contrarrelógio de ciclismo de estrada da classe H5 dos Jogos Paralímpicos Paris2024.

Dia 5

O treinador Bruno Lage, que conduziu o Benfica ao título de campeão em 2019, regressa ao comando dos ‘encarnados’, tendo assinado um contrato de duas temporadas.

Dia 06

O judoca Djibrilo Iafa conquista a medalha de bronze no torneio de -73 kg dos Jogos Paralímpicos Paris2024.

O português Sandro Baessa conquista a medalha de prata na prova dos 1.500 metros T20 (deficiência intelectual) dos Jogos Paralímpicos, aumentando para cinco o número de pódios nacionais em Paris2024.

Dia 07

A atleta Carolina Duarte conquista o bronze nos 400 metros T13 (deficiência visual) nos Jogos Paralímpicos Paris2024, garantindo a sétima medalha para Portugal na competição.

Dia 08

O ciclista esloveno Primoz Roglic (BORA-hansgrohe) conquista pela quarta vez a Volta a Espanha.

Dia 14

O Benfica conquista a Supertaça feminina de futsal pela oitava vez consecutiva ao vencer o Torreense, por 4-0, no Palácio dos Desportos, em Torres Novas.

Dia 21

O canoísta José Ramalho conquista a medalha de prata na prova de K1 dos mundiais de maratonas da Croácia, o terceiro pódio de Portugal em Metkovic.

O canoísta Rui Lacerda conquista a medalha de bronze na prova de C1 dos mundiais de maratonas da Croácia, o segundo pódio luso em Metkovic.

A seleção espanhola feminina de hóquei em patins sagra-se campeã do mundo pela oitava vez, ao vencer Portugal por 2-0, na final do Mundial em Novara, Itália.

Dia 22

A Espanha sagra-se campeã mundial de hóquei em patins, em Novara, em Itália, ao vencer 2-1 a Argentina. A seleção portuguesa ficou em quarto lugar.

Os canoístas José Ramalho e Fernando Pimenta conquistam a medalha de ouro na prova de K2 dos mundiais de maratonas da Croácia.

Os canoístas Rui Lacerda e Ricardo Coelho conquistam a medalha de bronze na prova de C2 dos mundiais de maratonas da Croácia.

Os canoístas João Sousa e Francisco Batista sagram-se campeões do Mundo de K2 júnior dos mundiais de maratonas da Croácia.

Dia 25

Tozé Marreco assume o cargo de treinador principal na I Liga de futebol no Farense, sucedendo no cargo a José Mota.

Redação