Futsal

Sporting confirma favoritismo e está nas "meias" da Taça de Portugal

A festa do Sporting (Créditos: FPF)

Leões venceram o Ladoeiro por sete golos sem resposta

O Sporting confirmou o seu favoritismo, ao bater de forma expressiva o Ladoeiro por 7-0, garantindo vaga nas meias-finais da Taça de Portugal de futsal, em que defrontará o Ferreira de Zêzere, na sexta-feira.

No Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, os leões iniciaram a sua prestação na final a oito com uma resposta categórica, perante um adversário do segundo escalão, que procurou sempre fazer frente ao tetracampeão nacional, apesar da menor valia.

No primeiro tempo, o conjunto de Idanha-a-Nova foi resistindo, pela sua organização defensiva e alguma ineficácia leonina para manter a desvantagem nos dois golos apenas. Porém, na metade complementar, o Sporting conseguiu aproveitar o desgaste contrário para 'cavar um fosso' maior no marcador.

Zicky Té com dois golos e uma assistência foi a individualidade em maior plano de evidência, mas sempre inserido numa exibição sportinguista que valeu pelo seu forte coletivo. Foi o pivô internacional português que inaugurou o marcador, logo aos dois minutos, ao finalizar com a baliza descoberta, ao segundo poste, dando sequência à boa jogada que lhe antecedeu. Apenas dois minutos depois, Pauleta, solto de marcação, desferiu um remate preciso para um prematuro 2-0, que poderia despoletar uma situação espinhosa para o Ladoeiro.

Porém, o conjunto do segundo escalão soube bater-se defensivamente, num duelo de sentido único, e apenas na segunda metade voltaria a sofrer golos. O Ladoeiro manteve uma postura mais ousada, procurando, a espaços, ter mais bola e subir no terreno, acabando por abrir mais terreno para as investidas do Sporting, que bem aproveitou a circunstâncias com o golo de Rúben Freire, três minutos após o regresso dos balneários.

Face à fadiga física e mental pelo novo golo sofrido, o Ladoeiro não conseguiu manter o anterior rigor, vendo Alex Merlim fazer também o gosto ao pé, aos 28 minutos, seguido pelo bis de Zicky Té, praticamente de seguida.

Também Pauleta conseguiu chegar ao segundo golo da conta pessoal, aos 35 minutos, e o resultado final ficou estabelecido aos 39', por Bruno Rafael, que se estreou a marcar pelo Sporting, dando um ligeiro toque no esférico, após calcanhar de Zicky Té.

Jogo no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.

Sporting – Ladoeiro, 7-0.

Ao intervalo: 2-0.

Marcadores:

1-0, Zicky Té, 02 minutos.

2-0, Pauleta, 04.

3-0, Rúben Freire, 23.

4-0, Alex Merlim, 28.

5-0, Zicky Té, 29.

6-0, Pauleta, 35.

7-0, Bruno Rafael, 39. 

Equipas:

- Sporting: Henrique Rafagnin, Wesley Reinaldo, João Matos, Pauleta e Alex Merlim. Jogaram ainda Gonçalo Portugal, Tomás Paçó, Bruno Rafael, Taynan, Rúben Freire, Zicky Té, Andriy Dzyalo e Rocha.

Treinador: Nuno Dias.

- Ladoeiro: Maurício Dionísio, Rafa Stocker, Oseias Júnior, Sérgio Silva e Bruno Serôdio. Jogaram ainda André Raposo, David Gomes, Guilherme Duarte, Joca, Rafael Semedo, Duarte Hussein e Mateus Souza.

Treinador: Dário Gaspar.

Árbitros: Francisco da Costa (AF Viseu) e André Franco (AF Leiria).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Andriy Dzyalo (34).

Assistência: Cerca de 300 espectadores.

Lusa