Multimédia

"Nem sei explicar": recorde a apresentação da equipa feminina do FC Porto

This browser does not support the video element.

FC Porto divulgou um vídeo com os bastidores do jogo de apresentação da equipa feminina, que entrou para a história

Histórico. Não há palavra mais adequada para descrever o que, ontem de manhã, aconteceu no Estádio do Dragão. Na apresentação da primeira equipa sénior feminina do FC Porto aos adeptos, a goleada aplicada ao Leiria (9-0) abrilhantou a festa, mas acabou por ser menos importante do que o recorde registado nas bancadas. Foram 31 093 os espectadores que marcaram presença no reduto portista, superando o anterior registo máximo de assistência num jogo de futebol feminino em Portugal: 27 221, a 26 de março de 2023, num Benfica-Sporting na Luz.

A entrada era livre e cedo se percebeu que a afluência dos adeptos iria superar as melhores expectativas. A cerca de 20 minutos da abertura de portas, a fila estendia-se até à estação de metro. Além da bancada nascente, foram abertos os dois topos, mas nem isso chegou. Minutos após o término da apresentação individual das jogadoras e equipa técnica - o treinador Daniel Chaves, a capitã Cláudia Lima e a “matadora” Verónica Khudyakova foram dos mais ovacionados -, as cadeiras da bancada poente começaram a ser ocupadas. A entrada de portistas continuou já com o jogo em curso e, na plateia, destacou-se a presença de inúmeras mulheres e, acima de tudo, meninas de várias idades.

Dentro de campo, a supremacia do FC Porto foi clara e teve tradução no resultado. Matilde Vaz abriu o ativo logo aos dois minutos e, entre várias demonstrações de bom futebol, Khudyakova (bisou), Catarina Pereira, Inês Oliveira, Renata Correia, Lara Gabriel, Carolina Brito e Carolina Aroso dilataram a vantagem perante um adversário que também se estreia este ano na III Divisão nacional.

André Villas-Boas, acompanhado na tribuna por Fernando Gomes, Pedro Proença, Rui Moreira e o selecionador feminino, Francisco Neto, não escondia, naturalmente, o sorriso: o FC Porto entrou com o pé direito e de forma impactante numa nova era.

Redação