Convicção de Penetra, que jogou com o defesa do FC Porto no Famalicão
Penetra falou ao JOGO de Francisco Moura, lateral que pegou de estaca, mas também jogou em Famalicão com Iván Jaime e Otávio, dois jogadores que arrancaram a temporada como titulares, mas que caíram das escolhas, marcados por algumas exibições menos satisfatórias.
O central do AZ Alkmaar não deixa de visualizar outros dois processos de sucesso na aspiração dessa carga triunfal no Dragão. "O FC Porto está a fazer muito bem, ao contratar em Famalicão, também o tinha feito o Sporting com Ugarte e Pote. O produto do Famalicão é forte e está bem visto no mercado. Acho que 90 por cento dos que tem saído, têm dado certo. Joguei menos tempo com o Otávio mas tinha bastantes qualidades, era rápido e agressivo e tinha o pé esquerdo, tão procurado. Fez uma grande época entre Famalicão e FC Porto, acabou por ser uma das contratações mais caras", recorda, a par de alguma contestação que apanhou o brasileiro, tendo acabado mesmo por ver a desconfiança chegar ao treinador, sendo, nesta altura, o quarto central na hierarquia, pois é Zé Pedro quem tem ido ao banco.
"Tem muitas coisas boas e os erros fazem parte do jogo. Aconteceram a ele, mas vai dar a volta. Tem condições naturais acima da média e tem qualidades para serem trabalhadas. Limando o que não é tão bom, tornar-se-á um central muito forte a nível europeu", expressa, também desejoso de ver Iván Jaime, quatro golos e duas assistências em nove jogos, rebentar a escala. "O Jaime é muito diferenciado, tem um toque de bola incrível, em um ou dois toques tira adversários do caminho, tem visão, tem último passe e tem golo. É muito forte a aparecer no último terço, tem facilidade de definir, seja para golo ou a assistir. Já o vimos no início da época, mas, acredito que ainda vamos ver muito o Jaime a aparecer com todas as suas qualidades", evidencia.