Cristiano Ronaldo

Ronaldo volta atrás no tempo: "Percebi que os golos importam mais que as fintas"

Ronaldo num jogo contra o FC Porto, em 2009 (créditos: IVAN DEL VAL)

Declarações de Cristiano Ronaldo em direto para o canal de Youtube de Rio Ferdinand, seu antigo colega no Manchester United

Transformação de um extremo driblador no United para uma máquina goleadora no Real Madrid: “Eu aprendi isso ainda no Manchester United, nos últimos anos em que lá estive fui o melhor marcador da Premier League e da Liga dos Campeões. Foi lá que a minha mentalidade mudou, percebi que na minha posição os golos são mais importantes do que as fintas. São capítulos da minha vida e eu percebi que algumas coisas que fazia já não valiam tanto a pena. Percebi que para vencer Champions e Bolas de Ouro tinha de marcar golos, senão não apareces na primeira página dos jornais. Eu aprendi com todos os jogadores que tive, mesmo com os defesas. Como disse, deves retirar a melhor parte dos outros e construir-te a ti mesmo. Ruud [Van Nistelrooy, antigo avançado do United], para mim, era o melhor de sempre [a finalizar] e comecei a sentir isso ao treinar a finalização com ele, senti que estava a ficar bom nisso com ambos os pés. A confiança cresceu e foi aí que comecei a sentir que podia fintar, mas foquei-me mais naquilo em que era bom, marcar golos, e mantê-lo. Para mim, foi a forma mais inteligente, porque com o tempo começas a perder coisas. Eu sei que não sou o mesmo jogador de há 15 anos, é normal e tens de te adaptar se queres ter longevidade”. 

Pós-futebol: “Nem quero pensar nisso. Eu estou a preparar-me na área dos negócios, que está a correr muito bem, e claro que terei saudades disto, ficarei um bocado perdido... Se vou chorar, um bocado, mas tenho outras coisas para me preocupar e terei outras questões empresariais em que pensar, estarei preparado para isso”. 

Redação