Internacional

Bundesliga prestes a arrancar e todos os olhos estão postos no Bayer Leverkusen

Bayern viu a hegemonia interrompida e conta com Palhinha e Olise para tentar acabar com o “conto de fadas” de Xabi Alonso

A horas do pontapé de saída da edição de 2024/25 da Bundesliga, os olhos dos adeptos de todo o mundo estão postos no Bayer Leverkusen. A equipa de Xabi Alonso carrega na camisola o emblema de campeão pela primeira vez na sua história e agora reentra com o objetivo de revalidar o título. Para ajudar, além do treinador continuam no plantel as principais figuras que ajudaram a enterrar a alcunha de “Neverkusen”. Mas... será isso suficiente para o bicampeonato?

O surpreendente campeão germânico sobe esta sexta-feira ao relvado, frente ao Moenchengladbach, com o mundo do futebol curioso: o sucesso da última época  é para manter ou tratou-se de uma vez sem exemplo?

Nomes como Florian Wirtz, Grimaldo, Frimpong, Tah, Granit Xhaka, Patrik Schick e Boniface alimentam a esperança dos adeptos, que até agora vivem felizes com o mercado de transferências, no qual a grande perda dos farmacêuticos foi Stanisic, que terminou empréstimo e regressou ao rival Bayern. Entre as caras novas o maior destaque vai para Aleix García, médio que foi destaque em Girona. Resta saber se o Bayern tem argumentos para reverter o caminho da época passada e escrever um novo capítulo na história da sua tradicional hegemonia, com 11 títulos ganhos nas onze épocas anteriores.

O Bayern foi o clube que gastou mais nesta janela, com 142 milhões de euros em aquisições. No total, os clubes da Bundesliga gastaram 534 M€

Na Baviera, os dramas das épocas anteriores estão bem presentes na memória: se em 2022/23 o título alemão tinha sido ganho num autêntico golpe de teatro, com uma conjugação de resultados fortuita na última jornada, na época passada acabou mesmo por fugir, com os bávaros a terem que se contentar com o terceiro lugar. Mudar o rumo não parece tarefa fácil para Vincent Kompany, antigo defesa que se prepara para abraçar o maior desafio da carreira, mas as chegadas de Palhinha e Olise podem ser preciosa ajuda à tarefa do treinador belga. 

A contratação do médio português chegou com uns meses de atraso, mas as primeiras impressões deixadas são positivas e levam os adeptos a sonhar com o regresso aos tempos áureos. O antigo jogador de Braga e Sporting deu força ao meio-campo dos alemães e trouxe mais liberdade para jogadores como Laimer, Goretzka ou Kimmich, que entregam ao internacional português a maior parte das tarefas defensivas. 

O campeão em título, Bayer Leverkusen, conseguiu manter o treinador e os principais jogadores

Além de Palhinha, outros cinco portugueses estarão em prova nos relvados alemães. Um deles, Raphael Guerreiro, é mesmo uma referência na prova e vai procurar voltar às melhores exibições depois de uma temporada marcada por lesões. Diogo Leite (Union Berlim), Tiago Tomás (Wolfsburgo), André Silva (Leipzig) e Buta (Frankfurt) completam a armada lusa num campeonato que este ano voltará a contar com o irreverente St. Pauli, emblema que se tem destacado pela defesa de causas sociais e que regressa ao palco principal após uma ausência de 13 anos. 

Regressando às contas do título, há também que ter em conta o Dortmund, finalista vencido da Liga dos Campeões que agora garantiu a contratação de Guirassy, goleador do Estugarda e autor de 30 golos em 30 jogos na última época. Só o recordista Harry Kane o impediu de conquistar o título de melhor marcador. Por outro lado, o emblema de Dortmund terá de superar as saídas do treinador Edin Terzic, que foi rendido por Nuri Sahin, e de Marco Reus, grande referência do clube que se despediu após 12 anos. 

BUNDESLIGA 2024/25

AUGSBURGO
2023/24: 11.º
Títulos: -
Treinador: Jess Thorup
Figura: Rubén Vargas

BAYER LEVERKUSEN
2023/24: 1.º
Títulos: 1
Treinador: Xabi Alonso
Figura: Florian Wirtz

BAYERN MUNIQUE
2023/24: 3.º
Títulos: 33
Treinador: Vincent Kompany  
Figura: Harry Kane

BOCHUM
2023/24: 16.º
Títulos: -
Treinador: Peter Zeidler
Figura: Philip Hofmann

BORUSSIA DORTMUND
2023/24: 5.º
Títulos: 8
Treinador: Nuri Sahin   
Figura: Sébastien Haller

ESTUGARDA
2023/24: 2.º
Títulos: 5
Treinador: Sebastian Hoeness
Figura: Deniz Undav  

EINTRACHT FRANKFURT  
2023/24: 6.º
Títulos: 1
Treinador: Dino Toppmoller  
Figura:  Hugo Ekitiké

FRIBURGO
2023/24: 10.º
Títulos: -
Treinador: Julian Schuster  
Figura: Michael Gregoritsch

HEIDENHEIM
2023/24: 8.º
Títulos: -
Treinador: Frank Schmidt  
Figura: Marvin Pieringer  

HOFFENHEIM
2023/24:  7.º
Títulos: -
Treinador: Pelegrino Matarazzo
Figura: Andrej Kramaric  

HOLSTEIN KIEL
2023/24:  promovido
Títulos: -
Treinador: Marcel Rapp  
Figura: Lewis Holtby

MAINZ
2023/24: 13.º
Títulos: -
Treinador: Bo Henriksen  
Figura: Lee Jae-Sung

BORUSSIA MONCHENGLADBACH 
2023/24: 14.º
Títulos: 5
Treinador: Gerardo Seoane  
Figura: Franck Honorat

LEIPZIG  
2023/24: 4.º
Títulos: -
Treinador: Marco Rose    
Figura: Benjamin Sesko  

ST. PAULI
2023/24: promovido
Títulos: -
Treinador: Alexander Blessin  
Figura: Jackson Irvine

UNION BERLIM  
2023/24: 15.º
Títulos: -
Treinador: Bo Svensson    
Figura: Jordan Siebatcheu 

WERDER BREMEN 
2023/24:  9.º
Títulos: 4
Treinador: Ole Werner    
Figura: Naby Keita    

WOLFSBURGO
2023/24: 12.º
Títulos: 1
Treinador: Ralph Hasenhuttl  
Figura: Jonas Wind

Miguel Nunes Azevedo