Motores

Fórmula 1: conheça os números e as metas das equipas para 2024

formula1.com

O JOGO apresenta-lhe uma análise completa da nova época, equipa a equipa

A nova época de Fórmula 1 é a primeira sem trocas de pilotos nem de carros, alterando-se apenas as designação de duas equipas, por mudanças de patrocínios. Max Verstappen surge como favorito à conquista do tetracampeonato, mas Mercedes e Ferrari já deram indicações de estar mais perto da Red Bull, o que pode fazer deste um Mundial mais interessante. A meio da tabela também há ambições acrescidas, mas o melhor é verificar, equipa a equipa, o que cada uma pode valer. 

RED BULL

País: Reino Unido

Chassis: RB20; Motor: Honda RBPT

Objetivos: Levar Max Verstappen ao tetracampeonato e revalidar o título de construtores. As 21 vitórias em 22 corridas são um recorde difícil de repetir, mas o Red Bull deverá conservar parte da vantagem tecnológica que exibiu em 2023.

#1 Max Verstappen

Estreia na F1: 2015

Idade 26; Naturalidade Hasselt (Bélgica)

Corridas 185; Pódios 98; Vitórias 54

Títulos 3 (2021, 2022, 2023)

#11 Sergio Pérez

Estreia na F1: 2011

Idade 34; Naturalidade Guadalajara (México)

Corridas 258; Pódios 35; Vitórias 6

Melhor resultado 2.º (2023)

MERCEDES

País: Reino Unido

Chassis: W15; Motor: Mercedes

Objetivos: Somar vitórias, o que não aconteceu em 2023, voltar a lutar pelo título de construtores e tentar levar Hamilton ou Russell ao segundo lugar final, pelo menos. Os primeiros treinos deram uma indicação de que o pesadelo das duas últimas épocas terminou.

#44 Lewis Hamilton

Estreia na F1: 2007

Idade 39; Naturalidade Stevenage (Inglaterra)

Corridas 332; Pódios 197; Vitórias 103

Títulos 7 (2008, 2014, 2015, 2017, 2018, 2019, 2020)

#63 George Russell

Estreia na F1: 2019

Idade 26; Naturalidade King's Lynn (Inglaterra)

Corridas 104; Pódios 11; Vitórias 1

Melhor resultado 4.º (2022)

FERRARI

País: Itália

Chassis: SF-24; Motor: Ferrari

Objetivos: Muito semelhantes aos da Mercedes, para a qual perdeu o segundo lugar nos Construtores por três pontos, embora tenha ganho uma corrida, com Carlos Sainz. O espanhol sairá no final da época, para dar o lugar a Hamilton, pelo que não espantará se Leclerc surgir, em definitivo, como líder da equipa. Os testes de pré-época revelaram uma Ferrari mais próxima da Red Bull.

#16 Charles Leclerc

Estreia na F1: 2018

Idade 26; Naturalidade Monte Carlo (Mónaco)

Corridas 125; Pódios 30; Vitórias 5

Melhor resultado 2.º (2022)

#55 Carlos Sainz

Estreia na F1: 2015

Idade 29; Naturalidade Madrid (Espanha)

Corridas 185; Pódios 18; Vitórias 2

Melhor resultado 5.º (2021, 2022)

MCLAREN

País: Reino Unido

Chassis: MCL38; Motor: Mercedes

Objetivos: Um novo túnel de vento pode ajudar na aproximação às três equipas da frente e prolongar a espantosa melhoria verificada a meio da época passada e que rendeu nove pódios. A jovem dupla de pilotos é das mais entusiasmantes da atualidade.

#4 Lando Norris

Estreia na F1: 2019

Idade 24; Naturalidade Bristol (Inglaterra)

Corridas 104; Pódios 13; Vitórias -

Melhor resultado 6.º (2021)

#81 Oscar Piastri

Estreia na F1: 2023

Idade 22; Naturalidade Melbourne (Austrália)

Corridas 22; Pódios 2; Vitórias -

Melhor resultado 9.º (2023)

ASTON MARTIN

País: Reino Unido

Chassis: AMR24; Motor: Mercedes

Objetivos: Alonso abriu a época passada com seis pódios nas primeiras oito corridas, proeza que parece difícil de repetir, embora os testes e os primeiros treinos no Barém indiquem que a evolução da ambiciosa equipa se mantém. A meta final do pai e patrão Stroll é, recorde-se, lutar pelo título.

#14 Fernando Alonso

Estreia na F1: 2001

Idade 42; Naturalidade Oviedo (Espanha)

Corridas 380; Pódios 106; Vitórias 32

Títulos 2 (2005, 2006)

#18 Lance Stroll

Estreia na F1: 2017

Idade 25; Naturalidade Montréal (Canadá)

Corridas 143; Pódios 3; Vitórias -

Melhor resultado 10.º (2023)

ALPINE

País: Reino Unido

Chassis: A524; Motor: Renault

Objetivo: Uma última época conturbada, com dois pilotos franceses que não se dão bem, levou à saída do diretor da equipa, Otmar Szafnauer, e deixou dúvidas sobre o plano de cinco anos para regressar às vitórias. Os testes foram desapontantes, tal como os primeiros treinos no Barém, pois o carro parece pesado e sem grande andamento.

#31 Esteban Ocon

Estreia na F1: 2016

Idade 27; Naturalidade Évreux (França)

Corridas 133; Pódios 3; Vitórias 1

Melhor resultado 8.º (2017, 2022)

#10 Pierre Gasly

Estreia na F1: 2017

Idade 28; Naturalidade Rouen (França)

Corridas 130; Pódios 4; Vitórias 1

Melhor resultado 7.º (2019)

WILLIAMS

País: Reino Unido

Chassis: FW46; Motor: Mercedes

Objetivos: A interessante evolução da última época e os primeiros treinos desta revelam ser possível a meta modesta – ser a melhor equipa do segundo pelotão. Com James Vowles, que chegou da Mercedes, a revelar-se o diretor certo, o problema estará no desequilíbrio entre os pilotos; Alex Albon é dos melhores da grelha, Sargeant ainda só mostrou ser um piloto que traz dinheiro.

#27 Alexander Albon

Estreia na F1 2019

Idade 27; Naturalidade Tailândia

Corridas 81; Pódios 2; Vitórias -

Melhor resultado 7.º (2020)

#2 Logan Sargeant

Estreia na F1 2023

Idade 23; Naturalidade Fort Lauderdale (EUA)

Corridas 22; Pódios -; Vitórias -

Melhor resultado 21.º (2023)

VISA CASH APP RB

País: Itália

Chassis: VCARB 01; Motor: Honda RBPT

Objetivos: Começou como Toro Rosso, passou a AlphaTauri e mudou para a terceira e ainda mais estranha designação, embora representando a entrada de dinheiro que não o da Red Bull. Os primeiros testes e treinos deram bons sinais e, prevendo-se que Ricciardo passe a superar Tsunoda, a meta de pontuar com regularidade parece ao alcance.

#22 Yuki Tsunoda

Estreia na F1: 2021

Idade 23; Naturalidade Sagamihara (Japão)

Corridas 66; Pódios -; Vitórias -

Melhor resultado 14.º (2021, 2023)

#3 Daniel Riccardo

Estreia na F1: 2011

Idade 34; Naturalidade Perth (Austrália)

Corridas 239; Pódios 32; Vitórias 8

Melhor resultado 3.º (2014, 2016)

STAKE KICK SAUBER

País: Suíça

Chassis: C44; Motor: Ferrari

Objetivos: A Sauber trocou o patrocínio da Alfa Romeo por estar em transição até à chegada da Audi, que a partir de 2026 mudará radicalmente a equipa suíça. O diretor técnico vindo da McLaren, James Key, parece agradar aos pilotos, mas pelas primeiras indicações do Barém continuará a ser difícil fugir aos últimos lugares.

#77 Valtteri Bottas

Estreia na F1: 2013

Idade 34; Naturalidade Nastola (Finlândia)

Corridas 222; Pódios 67; Vitórias 10

Melhor resultado 2.º (2019, 2020)

#24 Zhou Guanyu

Estreia na F1: 2022

Idade 24; Naturalidade Shanghai (China)

Corridas 44; Pódios -; Vitórias -

Melhor resultado 18.º (2022, 2023)

HAAS

País: EUA

Chassis: VF-24; Motor: Ferrari

Objetivos: O popular diretor da equipa norte-americana, Guenther Steiner, deu lugar ao discreto japonês Ayao Komatsu, que se apresentou com ambições modestas. O novo carro parece entender-se melhor com os pneus do que o anterior, a dupla de pilotos tem provas dadas, mas fugir aos últimos lugares será um desafio, apesar da boa entrada nos treinos do Barém.

#20 Kevin Magnussen

Estreia na F1 2014

Idade 31; Naturalidade Roskilde (Dinamarca)

Corridas 164; Pódios 1; Vitórias -

Melhor resultado 9.º (2018)

#27 Nico Hulkenberg

Estreia na F1 2010

Idade 36; Naturalidade Emmerich (Alemanha)

Corridas 206; Pódios -; Vitórias -

Melhor resultado 7.º (2018)

Catarina Domingos