Modalidades

A Taça do FC Porto, o adeus de Messi e a Europa do City: recorde junho de 2023

FC Porto venceu a Taça de Portugal

JUNHO >> Mês a mês, recorde os principais momentos vividos no desporto português durante 2023

Junho

Dia 1

Pedro Proença é reconduzido sem oposição para um terceiro e derradeiro mandato na presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

Dia 3

O Barcelona conquista a Liga dos Campeões feminina de futebol pela segunda vez na história, ao vencer por 3-2 na final disputada em Eindhoven, nos Países Baixos.

O Paris Saint-Germain anuncia que o argentino Lionel Messi vai deixar o clube.

O CDUL conquista a Taça de Portugal de râguebi, pela oitava vez, ao vencer na final o Belenenses, vencedor das últimas três edições, por 20-18, no Estádio Nacional, em Oeiras.

O FC Porto sagra-se campeão nacional de andebol pela 24.ª vez, a quarta seguida, com uma vitória sobre o Madeira SAD.

Dia 4

O Benfica sagra-se campeão nacional feminino de hóquei em patins pela 10.ª vez consecutiva.

O FC Porto conquista a Taça de Portugal de futebol, pela 19.ª vez e segunda seguida, ao vencer o Sporting de Braga por 2-0, no Estádio Nacional, em Oeiras.

Dia 10

Os ingleses do Manchester City sagram-se campeões europeus de futebol pela primeira vez, ao vencerem os italianos do Inter Milão por 1-0, em Istambul, na Turquia.

Dia 11

O Benfica revalida o título de campeão nacional de basquetebol.

O Benfica conquista pela nona vez consecutiva a Taça de Portugal feminina de hóquei em patins, na Maia.

O Sporting conquista a Taça de Portugal de andebol pelo segundo ano consecutivo, no Funchal.

O Vilaverdense garante pela primeira vez na sua história a subida à II Liga portuguesa de futebol, ao vencer por 1-0 no o BSAD.

O Fenerbahçe conquista o seu primeiro título sob o comando do treinador português Jorge Jesus, a Taça da Turquia em futebol. Jorge Jesus anuncia a saída do comando técnico da equipa.

O Uruguai sagra-se campeão mundial de futebol de sub-20 pela primeira vez, ao vencer a Itália.

Dia 12

O diretor de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, é condenado a um ano e 10 meses de prisão, com pena suspensa, devido à divulgação de emails do Benfica.

Dia 13

O voleibolista Miguel Maia anuncia a sua retirada enquanto atleta, deixando um legado de 36 anos enquanto profissional, destacando-se os dois quartos lugares olímpicos, em Atlanta (1996) e Sydney (2000), com João Brenha na vertente de praia.

Dia 14

O presidente da assembleia geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Mário Costa, renuncia ao cargo. Em causa está a investigação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a Mário Costa e à academia de futebol à qual está ligado, em Riba D’Ave, concelho de Famalicão, distrito de Braga, por suspeitas de tráfico de seres humanos.

Dia 17

O Benfica sagra-se hexacampeão nacional feminino de futsal.

Dia 18

O Benfica sagra-se campeão nacional de hóquei em patins pela 24.ª vez, igualando o FC Porto na liderança do ‘ranking’.

A Espanha conquista a terceira edição da Liga das Nações em futebol, sucedendo a Portugal (2019) e França (2021).

Dia 20

O português Cristiano Ronaldo torna-se, aos 38 anos, em Reiquiavique, no primeiro futebolista masculino da história a alcançar as 200 internacionalizações, no duelo da seleção portuguesa com a Islândia, de apuramento para o Euro2024.

Dia 21

O Sporting sagra-se tricampeão nacional de futsal.

Dia 22

A portuguesa Ana Cruz conquista para Portugal a primeira medalha nos Jogos Europeus da Polónia, com o bronze na prova de kata, na disciplina de karaté, depois de perder o combate das meias-finais em Bielsko Bialta.

Dia 23

A canoísta portuguesa Francisca Laia conquista a medalha de bronze na prova de K1 200 metros dos Jogos Europeus, o segundo pódio da missão de Portugal em Cracóvia2023, que é também o campeonato da Europa da modalidade.

O canoísta português Messias Baptista sagra-se campeão da Europa de K1 200 metros, na prova integrada nos Jogos Europeus Cracóvia2023, sucedendo ao compatriota Kevin Santos, e conseguiu a terceira medalha da missão portuguesa.

A atleta olímpica portuguesa Auriol Dongmo conquista a medalha de ouro no lançamento do peso dos Jogos Europeus Cracóvia2023, com um arremesso a 19,07 metros, em Chorzow, onde decorreu o Europeu por seleções.

O atleta português João Coelho consegue a medalha de prata nos 400 metros dos Jogos Europeus Cracóvia2023, fixando o recorde nacional nos 45,05 segundos, em corrida integrada no Europeu por seleções.

Dia 24

O canoísta Fernando Pimenta conquista a medalha de prata na prova de K1 500 metros dos Jogos Europeus, o seu quinto pódio no historial do evento e o terceiro da seleção em Cracóvia2023.

Os canoístas Kevin Santos e Teresa Portela conquistam a medalha de ouro na prova de K2 200 metros misto dos Jogos Europeus, sagrando-se campeões da Europa e conseguindo o terceiro ouro português em Cracóvia2023.

O português Isaac Nader conquista a medalha de prata na prova de 1.500 metros dos Jogos Europeus, a terceira para o atletismo luso na Polónia, em corrida integrada no Europeu por seleções.

Dia 25

O lutador português Gonçalo Noites garante uma medalha para Portugal na competição de muaythai dos Jogos Europeus Cracóvia2023, ao avançar para as meias-finais em -71 kg, garantindo pelo menos o bronze.

A dupla portuguesa composta por Afonso Fazendeiro e Miguel Oliveira conquista, frente a rivais italianos, a medalha de bronze no torneio de pares masculinos de padel dos Jogos Europeus, a nona de Portugal em Cracóvia2023.

Dia 27

O lutador português Gonçalo Noites conquista a medalha de prata na categoria de -71 kg de muaythai nos Jogos Europeus Cracóvia2023, ao perder com o ucraniano Oleksandr Yefimenko na final em Myslenice.

A lutadora portuguesa Matilde Rodrigues conquista a medalha de prata na categoria de -57 kg de muaythai nos Jogos Europeus Cracóvia2023, depois de perder com a sueca Patricia Axling na final em Myslenice.

O português Miguel Frazão conquista a medalha de prata da competição de espada da esgrima dos Jogos Europeus Cracóvia2023, ao perder na final com o neerlandês Tristan Tulen por 15-10.

O português Marcos Freitas conquista a medalha de prata no torneio de singulares masculinos dos Jogos Europeus Cracóvia2023, ao perder por 4-3 na final ante o francês Felix Lebrun.

Lusa