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WhatsApp vai ter publicidade e canais pagos: saiba o que muda na aplicação

A partir das próximas semanas, os anúncios vão surgir na aba "Atualizações", mais concretamente no Status

O WhatsApp, uma das aplicações de mensagens mais utilizadas em Portugal, vai começar a exibir publicidade. O anúncio foi feito na segunda-feira pela Meta, empresa proprietária da plataforma, e marca uma viragem na forma como os utilizadores interagem com o serviço.

A partir das próximas semanas, os anúncios vão surgir na aba "Atualizações", mais concretamente no Status — funcionalidade semelhante ao Stories do Instagram, onde os utilizadores partilham fotos e vídeos visíveis durante 24 horas. Os conteúdos publicitários aparecerão intercalados com as publicações dos contactos pessoais.

Para já, não haverá anúncios na aba "Conversas", e a empresa garante que as mensagens privadas não serão usadas para segmentar publicidade. Também o número de telefone não será partilhado com anunciantes.

Contudo, o WhatsApp poderá identificar os interesses dos utilizadores a partir dos canais que seguem, da forma como interagem com a publicidade e com base em dados técnicos como o modelo do telemóvel, tipo de ligação à internet ou localização genérica (cidade e país, não a morada).

Outro ponto relevante é a integração com a Central de Contas da Meta, que liga perfis do WhatsApp, Instagram e Facebook. Se essa função estiver ativada, os dados das várias plataformas poderão ser cruzados para apresentar anúncios mais personalizados.

Além da publicidade, os administradores de canais vão poder cobrar pelo acesso a conteúdo exclusivo e pagar para terem maior destaque nas sugestões da plataforma. Uma mudança que abre portas à monetização de conteúdos e à criação de novos modelos de subscrição dentro da aplicação.

Redação