Internacional

Jogador arrisca cinco anos de prisão após racismo contra ex-Santa Clara

Miguelito, jogador do América Mineiro, foi detido acusado do crime de injúria racial

Miguelito, do América Mineiro, foi detido este domingo após insultar o adversário Allano, do Operário Ferroviário

Miguelito, jogador do América Mineiro, do Brasil, foi detido pelas autoridades brasileiras depois de ter proferido um comentário racista contra Allano, avançado do Operário Ferroviário e ex-Santa Clara, no jogo de domingo da sexta jornada da Serie B do Brasileirão. 

Se as imagens solicitadas pela polícia comprovarem as acusações, o futebolista arrisca-se a uma pena de prisão máxima de cinco anos pelo crime de racismo.

Segundo o GloboEsporte, Miguelito terá utilizado a expressão “preto do c*” durante uma disputa de bola que beneficiou o adversário durante a primeira parte do jogo. Depois de ser informado do incidente, o árbitro utilizou o protocolo antirracista da FIFA e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) – isto é, sinalizou um X com os braços – e parou o jogo durante 15 minutos.

O encontro acabou por ser retomado sem qualquer cartão atribuído, mas após vitória do Operário Ferroviário por 1-0, os dois jogadores foram levados pela polícia para prestarem depoimento. Miguelito continuará detido até ao inquérito policial estar concluído. 

O Operário Ferroviário lamentou que o racismo continue a acontecer no futebol e que o jogo tenha sido retomado sem que nada acontecesse a Miguelito. O América Mineiro, por outro lado, mostrou-se do lado do jogador e criticou o que apelidou de “acusações infundadas”.

Redação