Modalidades

Mundial de râguebi: África do Sul volta às vitórias, Portugal luta e perde

África do Sul volta às vitórias, Portugal luta mas perde AFP

Depois de perderem com a Irlanda (13-8), os sul-africanos, campeões do Mundo em título, recuperaram e aproximaram-se dos quartos de fina

A seleção masculina de râguebi da África do Sul venceu hoje Tonga (49-18) e voltou às vitórias no Mundial, aproximando-se dos quartos de final, enquanto Portugal cedeu ante a Austrália (34-14).

Depois de perderem com a Irlanda (13-8), os sul-africanos, campeões do Mundo em título, recuperaram e aproximaram-se dos quartos de final em Marselha, dominando a formação de Tonga.

O resultado deixa os springboks em primeiro, com 15 pontos, mas à espera do que aconteça no Irlanda-Escócia, agendado para o próximo sábado, para ter a certeza que avançam, quando irlandeses têm 14 pontos e os escoceses 10 no grupo B, que "emparelha" nos quartos com França e Nova Zelândia.

Em jogo do grupo C, em Saint-Étienne, a seleção portuguesa chegou a "assustar" a Austrália mas não conseguiu vencer uma equipa de "outro campeonato", saindo derrotados por 34-14.

Portugal chegou a estar na frente, por 7-3, e marcou dois ensaios, por Pedro Bettencourt e Rafael Simões, mas uma suspensão do primeiro deixou os "wallabies" em vantagem numérica.

Chegou para "virar", com três ensaios, e os "lobos" saíram para o intervalo a perder por 24-7, dadas as façanhas de Richard Arnold, David Porecki e Angus Bell.

Uma segunda parte mais bem conseguida dos lusos "esbarrou" na tranquilidade australiana, e somou nova exibição esforçada que comprova a evolução de jogo ao longo do torneio.

O fecho da fase de grupos para Portugal, que se despede nesta fase, é no próximo domingo, de novo com adversário de nível, Fiji.

Lusa