Ciclismo

Depois do Giro, a Vuelta: Alberto Dainese volta a ser o mais forte

Alberto Dainese AFP

Alberto Dainese impõe-se ao sprint na 19.ª etapa da Volta à Espanha

Alberto Dainese (DSM-firmenich) venceu ao sprint a 19.ª etapa da Volta a Espanha, na qual o norte-americano Sepp Kuss (Jumbo-Visma) manteve as distâncias para os perseguidores na geral.

O italiano de 25 anos, que já tinha vencido uma etapa no Giro deste ano, foi o mais forte no final dos 177,5 quilómetros entre La Bañeza e Íscar, cortando a meta à frente do compatriota Filippo Ganna (INEOS) e do neerlandês Marijn van den Berg (EF Education-EasyPost), num sprint em que os portugueses Rui Oliveira (UAE Emirates) e André Carvalho foram, respetivamente, 11.º e 12.º, com as mesmas 03:42.09 horas do vencedor.

No sábado, a 20.ª etapa será o último teste à liderança de Sepp Kuss, que tem 17 segundos de vantagem sobre o dinamarquês Jonas Vingegaard e 01.08 minutos sobre o esloveno Primoz Roglic, seus colegas na Jumbo-Visma, com os 207,8 quilómetros entre Manzanares El Real e Guadarrama a assemelharem-se a uma clássica, com uma dezena de contagens de montanha de terceira categoria no percurso.

Enquanto Rui Oliveira e André Carvalho ficaram próximos do top-10 da etapa, Nélson Oliveira (Movistar) foi 32.º, Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) 88.º e João Almeida (UAE Emirates) 98.º, todos com o mesmo tempo do vencedor.

Assim, Almeida manteve o nono lugar na geral, a 10.20 minutos de Kuss, numa classificação em que Rui Costa e Nélson Oliveira conservaram os mesmos lugares: o primeiro é 46.º, a 2:09.57 horas, e o segundo é 51.º, a 2:14.12.

Carvalho subiu dois lugares, para 137.º, a 3:57.09 horas de Kuss, enquanto Rui Oliveira continua a ser o lanterna-vermelha desta 78.ª Vuelta, a 4:16:53 do camisola vermelha, que, no sábado, enfrenta o derradeiro teste à sua liderança nos 207,8 quilómetros entre Manzanares El Real e Guadarrama, com uma dezena de contagens de montanha de terceira categoria.

Redação