Futsal

Nuno Dias: "Aí, a inclusão do VAR acho que até teve uma má influência..."

Nuno Dias Twitter/Sporting

Os eternos rivais lisboetas Benfica, vencedor da Taça de Portugal, e Sporting, campeão nacional, defrontam-se na Supertaça de futsal, no primeiro jogo oficial da temporada 2023/24, na sexta-feira,

A Supertaça marca ainda a introdução do sistema de vídeo como auxílio à arbitragem nas provas de futsal em Portugal, numa estreia que mereceu alguma desconfiança por parte de Nuno Dias, que tomou como exemplo a situação vivida pelo Sporting na última final da Liga dos Campeões.

"Aí, a inclusão do VAR acho que até teve uma má influência no resultado," lembrou o treinador, aprovando, contudo, a utilização da ferramenta no presente e no futuro: "O VAR vai ajudar. Pode, eventualmente, numa ou outra vez, não ajudar, como aconteceu, infelizmente, contra nós, mas acredito que vai ajudar. Estou plenamente de acordo com tudo o que possa trazer mais verdade desportiva ao jogo".

A polémica decisão que custou ao Sporting a conquista da última edição da Liga dos Campeões foi também utilizada como exemplo por Alex Merlim, mas para sustentar a sua posição contrária à implementação do sistema de vídeoarbitragem no futsal.

"Para falar a verdade, o futsal é um desporto de bastante contacto, não temos boas experiências. Já nos tiraram uma 'Champions' por causa do VAR. É claro que, olhando em câmera lenta, a repetição do lance, mesmo que haja um contacto ou outro, não vamos saber a intensidade desse contacto", afirmou o futsalista internacional italiano.

Também o internacional português João Matos concedeu declarações aos jornalistas e comentou a novidade relativa ao auxílio do sistema de vídeo para a arbitragem do dérbi desta sexta-feira, mostrando-se favorável à sua utilização.

"Tudo o que seja para ajudar e seja para defender um jogo mais correto e mais limpo, traz verdade e fair-play," comentou o capitão sportinguista.

João Matos atribuiu aos "detalhes" um eventual desfecho positivo na disputa da Supertaça perante um adversário de grande valia como o Benfica e considerou irrelevante o seu historial de sucesso na competição, da qual é recordista com nove edições conquistadas.

"Vivo o treino intensamente, de forma a melhorar diariamente as minhas capacidades e ajudar o coletivo, para, semanalmente, chegando ao fim-de-semana, que é a prova final e o teste de final da nossa semana, estarmos com o melhor rendimento possível. Os meus títulos e recordes não me interessam", disse.

Os eternos rivais lisboetas Benfica, vencedor da Taça de Portugal, e Sporting, campeão nacional, defrontam-se na Supertaça de futsal, no primeiro jogo oficial da temporada 2023/24, na sexta-feira, às 19h45, no Pavilhão Municipal de Sines.

Redação com Lusa