Incidentes à margem do Lanús-Barracas Central
Um homem morreu nesta segunda-feira, após ser baleado no rosto durante uma rixa entre claques ocorrida no domingo nas proximidades do estádio do Lanús, na periferia sul de Buenos Aires, informou a polícia.
A vítima foi baleada na cabeça durante um tiroteio entre grupos rivais da claque do Lanús, ocorrido num parque próximo ao estádio La Fortaleza, onde os adeptos costumam concentrar-se antes das partidas.
O homem foi levado ainda com vida para o hospital, mas morreu horas depois, após passar por uma cirurgia. O episódio ocorreu horas antes da partida entre Lanús e Barracas Central pela última jornada do Campeonato Argentino, com vitória de 2 a 0 dos da casa. Pelo menos seis pessoas foram presas. Os confrontos entre grupos rivais de adeptos são frequentes na Argentina por disputas de controlo de território e de poder.
Segundo estatísticas da ONG Salvemos al Fútbol, os confrontos dentro e fora dos estádios já causaram mais de 300 mortes na Argentina desde que o futebol se profissionalizou no país, na década de 1930. Dois terços dos óbitos foram registrados a partir dos anos 1990.