Futebol Feminino

Arranque do Mundial feminino fica marcado por tiroteio em Auckland

Arranque do Mundial feminino marcado por um tiroteio em Auckland AFP

Num dia marcado para morte de três pessoas no centro da cidade mais populosa e movimentada da Nova Zelândia, entre as quais o atacante, de 24 anos, o Mundial arrancou, como previsto, num jogo antecedido da cerimónia de abertura da prova.

A nona edição do Campeonato do Mundo feminino de futebol arrancou esta quinta-feira com o embate entre a coanfitriã Nova Zelândia e a Noruega, em Auckland, depois de uma amanhecer sobressaltado, aos tiros.

Num dia marcado para morte de três pessoas no centro da cidade mais populosa e movimentada da Nova Zelândia, entre as quais o atacante, de 24 anos, o Mundial arrancou, como previsto, num jogo antecedido da cerimónia de abertura da prova.

Em pouco mais de 10 minutos, o espetáculo começou com uma atuação do povo maori, o povo nativo da Nova Zelândia, prosseguiu com muitos jovens sobre o relvado, equipados com as cores das diversas seleções, e fechou com o "Do it Again", a música oficial da prova.

A neozelandesa Benee e a australiana Mallrat encantaram o público presente no Eden Park, antes de chegar o troféu que, em 20 de agosto, premiará o novo campeão, o sucessor dos Estados Unidos, que ganhou as duas últimas edições (2015 e 2019).

Depois, foi a vez de entrarem as jogadoras da Nova Zelândia e da Noruega, campeã em 1995, sendo que, antes de o jogo arrancar, ainda se respeitou um minuto de silencio, em memória dos mortos na trágica manhã de hoje em Auckland.

Com um atraso de três minutos, o nono Mundial feminino de futebol, o primeiro alargado a 32 seleções, arrancou às 19h03 (8h03 em Portugal Continental).

A ronda de hoje ainda contempla mais um jogo, entre a outra coanfitriã da prova, a Austrália, e a República da Irlanda, que medem forças em Sydney.

Por seu lado, Portugal, um de oito estreantes, arranca no domingo, defrontando os Países Baixos, as vice-campeãs mundiais em título, pelas 19h30 locais (08h30 em Portugal Continental), em Dunedin, em encontro da jornada inaugural do Grupo E.

Depois do embate com os Países Baixos, Portugal enfrenta o também estreante Vietname, em Hamilton, em 27 de julho, pelas 19h30 locais (08h30 em Portugal Continental), fechando o Grupo E face aos Estados Unidos, as vencedoras dos últimos dois Mundiais, em Auckland, em 01 de agosto, pelas 19h00 locais (08h00 em Portugal Continental).

A prova arranca hoje, pelas 19h00 locais (08h00 em Portugal Continental), com o jogo entre a anfitriã Nova Zelândia e a Noruega, que se defrontam no Eden Park, em Auckland, em embate da ronda inaugural do Grupo A.

A nona edição do Mundial feminino de futebol realiza-se de 20 de julho a 20 de agosto, na Austrália e Nova Zelândia.