Motores

Depois de participar no TT Ilha de Man, Nuno Caetano brilha no Pikes Peak

Depois de participar no TT Ilha de Man, Nuno Caetano brilha no Pikes Peak

Depois de participar no TT Ilha de Man, o piloto português, 45 anos, cumpre agora mais um sonho ao competir na icónica prova norte-americana.

O piloto português Nuno Caetano fez o segundo melhor tempo nos treinos do Porsche Pikes Peak Trophy by Yokohama, categoria reservada a modelos Cayman GT4, e este domingo lutará pelo troféu.

A prova, uma das mais icónicas dos desportos motorizados e celebrizada no vídeojogo Gran Turismo, realiza-se todos os anos, desde 1916, no Colorado, Estados Unidos, corre-se em contrarrelógio, e é conhecida por "Corrida até às nuvens": são 20 quilómetros de percurso, 156 curvas e um desnível de 1440 metros desde a partida até à meta, situada a 4300 metros de altitude, com uma inclinação média de sete por cento.

À medida que sobem em direção ao cume da montanha, o ar rarefeito diminui os reflexos e esgota a força mental e muscular dos pilotos, além de tirar aos motores de combustão interna cerca de 30% da potência. Para ultrapassar esta dificuldade, os carros estão equipados com oxigénio.

Depois de ter participado no TT da Ilha de Man, Caetano retirou-se das corridas de motos e passou para os ralis e as rampas, juntando agora a subida ao Pikes Peak à lista de sonhos realizados no desporto motorizado.

Romain Dumas, ao volante do I.D.R, protótipo da Volkswagen, estabeleceu o recorde do Pikes Peak em 2018, com 7 minutos 57.148 segundos.

Rui Ferreira