Modalidades

Morte de 12 cavalos no Kentucky Derby faz abrir investigação no hipismo

Kentucky Derby Getty Images via AFP

Tragédia aconteceu antes, durante e após a prova mítica na pista de Churchill Downs

O Kentucky Derby, uma das mais míticas corridas de cavalos do Mundo, está a viver uma tragédia surpreendente e que vai motivar investigação de autoridades: a morte de 12 cavalos.

Num espaço de dois meses, antes, durante e após a prova na pista de Churchill Downs, uma dúzia de equídeos acabou por morrer.

A Autoridade para a Segurança e Integridade Veterinária, HISA, prometeu uma "investigação rigorosa".

"Prometemos continuar a monitorizar a situação de perto e avaliaremos quais os próximos passos apropriados a dar", escreveu o organismo.

Bill Carstanjen, delegado da empresa que gere o espaço, lembrou que, agora, é preciso tempo para tentar perceber o que causou semelhante caso.

"Apesar dos nossos melhores esforços para identificar uma causa para as recentes lesões dos cavalos e apesar do facto de nenhum problema ter sido relacionado com as nossas superfícies de corrida ou com o ambiente em Churchill Downs, precisamos de mais tempo para realizar uma análise completa de todos os pormenores e circunstâncias, para que possamos reforçar os nossos protocolos de superfície, segurança e integridade", referiu.

Redação