Extra

Zelensky: "Os jovens ucranianos são forçados a suportar a tragédia coletiva da guerra"

Volodymyr Zelensky com soldados na frente de batalha AFP

Zelensky descreveu uma recente visita às tropas ucranianas na linha de frente dos combates

Num discurso surpresa para graduados da Universidade Johns Hopkins, o presidente ucraniano, esta quinta-feira, numa transmissão ao vivo da Ucrânia, recomendou aproveitar tempo e recursos para perseguir paixões e defender os valores democráticos em jogo na guerra contra a Rússia.

Volodymyr Zelensky disse aos graduados da Hopkins para aproveitar ao máximo cada momento, e lembrou que o conflito em curso afetou o futuro de inúmeros jovens ucranianos, roubando-lhes oportunidades e entes queridos.

"O tempo é o recurso mais valioso do planeta", disse, explicando que algumas pessoas percebem isso mais cedo, e são "as sortudas", e outras "percebem tarde demais, quando perdem alguém ou alguma coisa".

O presidente norte-americano Joe Biden anunciou, na semana passada, um acordo com as nações europeias para fornecer caças F-16 à Ucrânia, atendendo a um pedido antigo dos líderes ucranianos.

Zelensky descreveu uma recente visita às tropas ucranianas na linha de frente dos combates, explicando que muitos dos que visitou têm sonhos e aspirações semelhantes aos dos estudantes americanos, com a diferença que os jovens ucranianos "são forçados a suportar a tragédia coletiva da guerra" antes de perseguir os seus sonhos.

"Têm de saber exatamente o que precisam hoje -- e como querem que os seus amanhãs sejam", disse, numa transmissão ao vivo da Ucrânia para a cerimónia no campus de uma universidade em Baltimore.