Trata-se de um cântico entoado satiricamente pelos adeptos do Rayo Vallecano, mas nas redes está a servir para atacar o Real Madrid
No dia em que o Real Madrid prestou homenagem a Vinícius Jr. e promoveu uma forte campanha antirracismo, ouviram-se cânticos apelidados de racistas em pleno Estádio Santiago Bernabéu.
Apenas quatro minutos depois da homenagem a Vinícius (aos 20' de jogo), adeptos entoaram "vallecanos, 'yonkis' y gitanos" ("Vallecanos, viciados e ciganos", em português).
Nas redes sociais rapidamente o cântico foi atribuído a adeptos do Real Madrid e o clube merengue atacado por hipocrisia. No entanto, como locutores do programa Carrusel Deportivo da Cadena SER explicaram, trata-se de um cântico entoado em tom satírico pelos próprios adeptos do Rayo Vallecano, que nesta partida eram cerca de 500.
Veja a seguir o cântico no Bernabéu e o cântico a ser entoado por adeptos do Rayo Vallecano, numa gravação antiga.
O cântico em questão era entoado de forma ofensiva contra o Rayo Vallecano, há muitos anos. No entanto, a claque antirracista do clube, os Bukaneros, acabou por adotar o cântico como uma sátira.