Ciclismo

Giro: Remco Evenepoel, líder da geral individual, abandona devido a covid-19

Soudal - Quick Step's Belgian rider Remco Evenepoel celebrates his overall leader's pink jersey on the podium after winning the ninth stage of the Giro d'Italia 2023 cycling race, a 35 km individual time trial between Savignano sul Rubicone and Cesena, on May 14, 2023. (Photo by Luca Bettini / AFP) Luca Bettini / AFP

Soudal-Quick Step anunciou a desistência do camisola rosa.

Remco Evenepoel acusou covid-19 num teste feito após a sua vitória no contrarrelógio de Cesena e vai ter de abandonar a Volta a Itália, anunciou a própria equipa, a Soudal-QuickStep.

O belga, que recuperou a camisola rosa ao ser mais rápido nos 35 km percorridos à chuva, irá deixar a liderança para o britânico Geraint Thomas, pois não regressará na etapa de terça-feira, depois de cumprio o dia de descanso.

"Estou realmente desolado por ter de deixar a corrida. Como faz parte dos protocolos da equipa, tive de fazer um teste de rotina, que infelizmente deu positivo", disse o próprio Evenepoel num comunicado emitido pela equipa belga.

O atual campeão mundial de fundo, de 23 anos, liderava com 45 segundos de vantagem sobre o britânico Geraint Thomas (INEOS), que terça-feira passará a primeiro da geral. Com a desistência de Evenepoel, o português João Almeida (UAE Emirates) sobe a quarto, atrás do esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) e do britânico Tao Geoghegan Hart (INEOS).

"Estou de coração pesado por ter de anunciar que vou abandonar o Giro devido à covid-19. A minha experiência aqui foi verdadeiramente especial e estava ansioso por competir nas próximas duas semanas", escreveu ainda o belga nas redes sociais.

O campeão da Vuelta2022 despede-se do Giro com a 'maglia rosa' vestida e duas etapas conquistadas, ambas em contrarrelógio.

Redação