Internacional

As medidas propostas por Henry: ponto extra para quem marcar quatro golos e não só

. EPA

A comentar num programa desportivo da CBS Sports, Henry anunciou cinco medidas que acredita que seriam benéficas e que melhorariam o futebol.

Thierry Henry, antigo futebolista e também treinador de futebol, apresentou cinco medidas que considera que poderiam ser benéficas para o futebol caso fossem implementadas. E fala da perda de tempo, do número de golos marcados pelas equipas e substituições temporárias, entre outras coisas.

O internacional francês falava na CBS Sports, onde é comentador residente, na quarta-feira, dia do Milan-Inter (0-2), da primeira mão das meias-finais da Liga dos Campeões.

Eis as regras que Henry sugere:

1 - Perda de tempo: "Se uma equipa se recusa a jogar, se perde tempo, o árbitro deveria poder atribuir um livre ao adversário. Tal como no râguebi, em que há o pontapé a 25 jardas do travessão [22,86 metros], a equipa pode colocar a bola onde quiser para bater o livre. Que se jogue futebol, é essa a minha regra";

2 - Uma equipa que marque quatro ou mais golos num jogo deve ganhar um ponto na classificação, independentemente do resultado do jogo em causa;

3 - Comunicação dos árbitros: "Os árbitros têm que falar com a imprensa após os jogos. E usarem um microfone nos jogos. Quero ouvir o que eles têm a dizer. Para os árbitros poderem explicar os erros ou para falarem da boa prestação que tiveram";

4 - Cautela nas contratações: "Não se compra uma casa sem a visitar primeiro. Vejo muitos jogadores a chegarem a um clube sem que ninguém se saiba se se vão adaptar à nova realidade. Conhecem o jogador e a sua realidade?"

5 - Substituições temporárias: quando um jogador está a ser assistido pela equipa médica, outro atleta poderia entrar em campo até que o lesionado voltasse ao terreno de jogo, evitando que uma equipa jogasse temporariamente com dez elementos.

Redação