Sporting

Bellerín tem malas à porta: Sporting não deverá avançar para a contratação do espanhol

. Ivan Del Val/Global Imagens

Há algumas reservas com a condição física do jogador, que ficaram agora mais evidentes com a lesão no joelho esquerdo. Amorim prefere características diferentes no ala direito e a SAD vai estudar nomes.

Héctor Bellerín deverá sair do Sporting no final do empréstimo. Ao que O JOGO apurou, a SAD não deverá avançar para uma proposta pela contratação, a título definitivo, do atleta, que está cedido até junho pelo Barcelona, terminando, nessa altura, o contrato com os catalães.

Apesar de Rúben Amorim ter ficado satisfeito com a condição física do atleta quando este chegou, especialmente tendo em conta que só tinha sete jogos na época, os leões entendem que há no mercado soluções mais aliciantes. O traumatismo de que continua a padecer no joelho esquerdo e que o deixa de fora dos treinos há várias semanas levantou alguns alertas, até atendendo à fragilidade muscular que a equipa médica identificou - Bellerín teve, há quatro anos, uma rotura dos ligamentos cruzados, mas no joelho direito. Essa avaliação demove, nesta fase, o Sporting de avançar para o negócio, sabendo que o salário será um entrave às contas leoninas, já que, ao que O JOGO apurou, o salário poderia implicar um esforço financeiro acima dos 2 milhões de euros por época.

O jogador de 28 anos cumpriu nos seis encontros que realizou e a sua solidez defensiva também mereceu nota positiva, no entanto a ideia de Rúben Amorim é ter, nas alas, atletas mais desequilibradores. Sabendo que não é fácil encontrar um jogador como Porro, seja na explosão que tinha para fazer diferenças no drible, como na forma como atacava a profundidade, o plano ainda é encontrar um lateral rompedor, sem medo de ir para o 1x1. A intenção é apostar num atleta mais jovem, promissor.

Em janeiro, a SAD tinha vários nomes em carteira, no entanto os valores de Lamptey, jogador do Brighton, e Milan van Ewijk, do Heerenveen, demoveram a proposta de transferência, optando o Sporting por investir 7,5 milhões de euros (mais 5 M€ em objetivos) em Diomande. Na segunda-feira, o "EstadioDeportivo" avançou que, em caso de saída de Montoya, que é para vender por entrar no último ano de contrato, o Bétis deverá tentar a contratação de Bellerín, atleta que fez várias juras de amor aos andaluzes, até quando saiu do Arsenal rumando ao Barcelona.

Certo é que está em curso a preparação da próxima temporada e Rúben Amorim já deu a conhecer a Frederico Varandas e Hugo Viana quais são as principais necessidades do plantel. A presença na próxima edição da Champions terá, naturalmente, o seu peso nas decisões tomadas pelos dirigentes.

Dados

Cinco clubes na carreira

Durante a sua carreira, jogou em cinco clubes: Barcelona, Arsenal, Watford, Bétis e Sporting.

Em grande estilo

A sua melhor época foi ao serviço dos gunners em 2017/18. O lateral fez 47 jogos, marcou três golos e fez cinco assistências.

Títulos mais importantes

Apesar de ter passado cerca de uma década no Arsenal, ganhou apenas três Taças de Inglaterra e três Supertaças no clube. Pelo Bétis, venceu a Taça do Rei.

Frederico Bártolo