Modalidades

Surfista Owen Wright, bronze em Tóquio, termina carreira profissional

Owen Wright em ação JORGE AMARAL

Teve um acidente enquanto surfava no Havai, em dezembro de 2015, sofrendo lesões cerebrais que o obrigaram a reaprender a andar e também a surfar.

O surfista australiano Owen Wright, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio'2020, anunciou que vai terminar a carreira profissional após o Rip Curl Pro Bells Beach, etapa da Liga Mundial de Surf (WSL), em abril.

Após mais de uma década a competir no circuito mundial, Wright, de 33 anos, vai despedir-se do surf profissional em casa, em Bells Beach, na Austrália, entre 10 e 20 de abril, depois de consultar a família, os treinadores e a equipa médica.

"Tendo em conta o meu recente histórico de lesões na cabeça e concussões, não é do melhor interesse para a minha saúde a longo prazo continuar a competir em algumas das ondas mais difíceis do planeta. Engrandeci-me nestas condições ao longo da carreira, mas os riscos associados são demasiado significativos para alguém com o meu histórico médico", disse o surfista australiano, citado em comunicado da WSL.

Owen Wright teve um acidente enquanto surfava no Havai, em dezembro de 2015, sofrendo lesões cerebrais que o obrigaram a reaprender a andar e também a surfar, voltando às provas da WSL apenas em 2017.

Mais tarde, o australiano viria a conquistar a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio'2020, que se realizaram em 2021, devido à pandemia de covid-19, superando o brasileiro Gabriel Medina na luta pelo último lugar do pódio.

Na estreia da modalidade nuns Jogos Olímpicos, o brasileiro Ítalo Ferreira conquistou o ouro, enquanto a prata foi entregue ao japonês Kanoa Igarashi.

Redação com Lusa