Modalidades

Telma Monteiro perde bronze no ponto de ouro no Grand Slam de Paris

Aos 37 anos, Monteiro, bronze no Rio'2016, procura estar nos quintos Jogos Olímpicos da carreira, em Paris'2024.

A olímpica portuguesa Telma Monteiro perdeu este sábado, no ponto de ouro, o combate pelo bronze em -57 kg do Grand Slam de judo, frente à ucraniana Daria Bilodid, falhando a sexta medalha nesta competição, das mais prestigiadas da modalidade.

Ao cabo de mais de sete minutos, e com ambas as judocas a verem dois shido (advertência) no decurso do combate, foi um waza ari aplicado corretamente pela ucraniana, que já tinha visto um ser-lhe anulado na fase de golden score, a decidir a contenda.

Telma Monteiro (14.ª do ranking de -57 kg), isenta na primeira ronda, esteve em muito bom plano, com vitórias diante da costa-marfinense Zouleiha Dabonne (48.ª), da turca Ozlem Yildiz (29.ª), já no ponto de ouro, da mongol Ichinkhorloo Munkhtsedev (28.ª), seguindo para as meias-finais.

Nessa fase, perdeu já no prolongamento com a francesa Priscila Gneto (12.ª), por ippon, aos 02.27 minutos (06.27 no total do combate), sendo então relegada para a discussão do bronze, com a ucraniana Daria Bilodid, judoca que em curto espaço de tempo subiu dos -48 para os -57 kg.

Aos 37 anos, Monteiro, bronze no Rio'2016, procura estar nos quintos Jogos Olímpicos da carreira, em Paris'2024, e chegou à capital francesa, casa de um dos mais reputados torneios do judo mundial, a recuperar de uma paragem desde novembro, devido a uma lesão contraída ao serviço do Benfica na Liga dos Campeões de clubes, em que lograram o bronze.

Já Bilodid, antiga campeã do mundo por duas vezes, e bronze em Tóquio'2020, somou nova conquista agora num peso superior, afastando a portuguesa de uma sexta medalha neste Grand Slam, após o ouro de 2012 e 2015, a prata de 2007 e o bronze de 2008 e 2011.

Ainda este sábado, Bárbara Timo (-63 kg) caiu na segunda ronda, ao perder com a cubana Maylin del Toro Carvajal, no golden score, por waza ari, no fim de semana seguinte ao ouro conquistado no Grand Slam de Portugal.

Em -52 kg, Maria Siderot perdeu com a israelita Gefen Primo, sétima atleta da hierarquia mundial, na segunda ronda, com Rodrigo Lopes (-60 kg) a cair à primeira, frente ao turquemeno Hakberdi Jumayev.

Portugal, que conta com sete judocas em Paris, fecha a participação no domingo, dia em que competem Patrícia Sampaio (-78 kg), João Fernando e Anri Egutidze (-81 kg).

Redação com Lusa