Último triunfo dos vitorianos em casa contra o FC Porto foi há sete anos, quando o atual treinador portista estava no banco minhoto. Conversa no fim do jogo foi marcante.
No duelo frente ao FC Porto, na noite deste sábado, o Vitória vai lutar também contra o peso da história.
Em 87 jogos realizados em casa perante os dragões, os minhotos não foram além de 20 triunfos, registando ainda 23 empates e 44 derrotas. E para se encontrar o último êxito no D. Afonso Henriques contra os portistas é necessário recuar até à época 2015/16, ou seja, há sete anos, curiosamente quando o atual treinador do FC Porto orientava a equipa vitoriana.
O jogo teve uma envolvência polémica e Sérgio Conceição acabou emocionado no balneário vimaranense, depois de Bouba Saré ter apontado o único golo do encontro, num lance em que Casillas não ficou lá muito bem na fotografia.
Na semana que antecedeu esse jogo, Sérgio Conceição tinha sido apontado ao banco do FC Porto, o que gerou uma onda de comentários que desagradou ao treinador. A verdade é que o conjunto vitoriano venceu com o tal golo do médio burquinês e Conceição não conteve a emoção no balneário, tendo agradecido aos jogadores o empenho em campo, que serviu para contrariar quem defendia a tese que o treinador poderia facilitar a missão portista em Guimarães. No discurso aos jogadores, Conceição não evitou mesmo uma lágrima.
Ora, depois desse jogo, realizado em janeiro de 2016, o Vitória nunca mais ganhou ao FC Porto no D. Afonso Henriques, tendo acumulado cinco derrotas e apenas um empate, com nove golos sofridos e três marcados. Nas últimas três receções, a equipa vimaranense perdeu sempre, ainda que pela margem mínima em todas.
Na noite deste sábado, o Vitória tem a possibilidade de colocar um ponto final no jejum de triunfos, que dura já há sete jogos, como de estancar a onda de maus resultados frente ao FC Porto. Depois do jogo em que Bouba Saré virou herói, a equipa vimaranense só obteve mais um triunfo frente aos portistas, conseguido no Dragão, na época 2018/19, com Luís Castro no banco minhoto.