Benfica

O um a um do Benfica no triunfo sobre o Penafiel: Rafa procurou, Grimaldo criou

. Filipe Amorim / Global Imagens

Confira as notas atribuídas por O JOGO aos jogadores do Benfica na vitória sobre o Penafiel (2-0), em jogo da Taça da Liga.

BENFICA UM A UM

Vlachodimos 6

Sacudiu um cruzamento tenso, impedindo uma finalização certa do Penafiel. Encaixou mais duas bolas.

Gilberto 7

Não recuperou após livre cobrado rápido e o Penafiel ia aproveitando aos 27". De calcanhar, isolou Rafa (44') e transportou esse bom lance para galvanizar a sua exibição na segunda parte. Aos 52', assistiu Rafa para um remate perigoso e aos 55" teve a frieza para abrir o marcador.

João Victor 5

Atento na antecipação, mas com dificuldades para dobrar à esquerda porque insiste em jogar apenas de pé direito. Foi por essa opção que quase causava um autogolo.

Morato 6

Limpou lá atrás e deixou que Grimaldo subisse no relvado. Corte importante (61').

A FIGURA

Grimaldo: 7
Com vontade e arte juntas reina no slalom

Duas partes contrastantes. A primeira de doses mínimas teve um alívio que quase dava em golo para o Penafiel. Na segunda aliou a motivação ao talento: arrancou, em slalom, da esquerda até à área e tirou quatro adversários da frente, abrindo o forte do rival para o golo de Gilberto. Rodrigo Pinho ficou a dever-lhe dois golos e também Henrique Araújo teve um passe açucarado.

Florentino 6

Estabilizou o meio-campo e trancou as saídas do adversário. Na segunda parte adicionou sal à exibição, temperando a variação do centro de jogo e acelerando a equipa em busca do golo.

Chiquinho 6

Foi fundamental... sem bola. O médio acumulou várias recuperações e impediu três contragolpes na primeira parte. Deu o corpo ao manifesto e evitou que Feliz marcasse a um Vlachodimos já caído no relvado.

Neres 7

Quando acelerou, Neres deslizou entre defesas. O passe para Rafa, aos 21", foi a maior oferta do jogo. Fez o 2-0, o oitavo golo da época, com uma pancada seca.

Rafa 7

O capitão foi o condutor de maior perigo e quis muito marcar. Isolou Draxler aos 42' e rematou de forma seguida aos 44' e 45'. Subiu a nota após o intervalo: isolou colegas, rematou contra o muro várias vezes e Caio Secco tirou-lhe dois golos, um deles tentado de calcanhar. Contagiou.

Draxler 5

Soube aproveitar contra-ataques para meter o passe certo. Faltou acelerar o resto.

Musa 6

Em jogada individual, ainda que atabalhoada, ganhou espaço para o 2-0. Contudo, falhou golos cantados: aos 5', recuperou o esférico na área mas picou sem força sobre o guarda-redes; aos 44' falhou o tempo de salto e cabeceou ao lado com a baliza deserta. Antes do 1-0 de Gilberto atrapalhou-se também.

Henrique Araújo 6

Segura, como poucos, a bola entre os centrais e foi um perigo. Falhou duas finalizações. Numa delas devia ter assistido Rafa, que se isolava.

Rodrigo Pinho 5

Um cabeceamento fraco e outro tiro, em boa posição, desengonçado. Perdeu hipótese de marcar pontos.

Brooks 5

Um erro de abordagem.

Paulo Bernardo 5

Defendeu, correu e passou bem. Bons primeiros minutos em provas internas com Schmidt.

Frederico Bártolo