Modalidades

Selecionador de râguebi: "Eles aceitaram as regras, treinámos ainda mais duro"

DUBAI, UNITED ARAB EMIRATES - NOVEMBER 18: Samuel Marques of Portugal is mobbed by team mates after kicking a penalty to tie the match and send Portugal to the 2023 Rugby World Cup during the RWC 2023 Final Qualification Tournament match between USA and Portugal at The Sevens Stadium on November 18, 2022 in Dubai, United Arab Emirates. (Photo by Martin Dokoupil - World Rugby/World Rugby via Getty Images) Federação Portuguesa de Rugby

Selecionador de râguebi elogia "compromisso e trabalho" rumo ao Mundial'2023

O selecionador português de râguebi, o francês Patrice Lagisquet, elogiou o "compromisso e trabalho" que valeu o apuramento para o Mundial2023 de França, a segunda participação dos lobos na mais importante prova internacional.

"Desde o início que trabalhámos para isto. Disse-lhes que se trabalhássemos como verdadeiros profissionais poderíamos ter sucesso. Eles aceitaram as regras, treinámos ainda mais duro estas duas últimas semanas e isso foi decisivo para esta qualificação", congratulou-se o técnico de 60 anos.

O êxito luso foi consumado no Dubai após o empate 16-16 com os Estados Unidos, na terceira e última jornada do torneio final de repescagem para a competição.

"Só pensávamos em apurar-nos. Vencendo, por diferença de pontos... Pensámos sempre em ir passo a passo. O importante é que conseguimos e estamos muito felizes pelo facto de em 2023 voltarmos a ter Portugal num campeonato do mundo", regozijou-se.

Uma penalidade convertida por Samuel Marques no último lance permitiu aos lusos igualar o marcador e garantir o apuramento para o França'2023, beneficiando da vantagem sobre os EUA no primeiro critério de desempate, a diferença de pontos marcados e sofridos nos três jogos do torneio.

Patrice Lagisquet assumiu estar "orgulhoso do bom trabalho" da equipa e do staff técnico, considerando que hoje, "mesmo não sendo um jogo perfeito", Portugal mostrou que "pode competir a um nível alto".

"E esta equipa ainda pode melhorar o seu jogo", acrescentou.

Antes de converter a penalidade decisiva, Samuel Marques tinha falhado duas, nada que preocupasse o técnico: "Até os melhores podem falhar. Confiei que seria bem-sucedido, como aconteceu".

Os portugueses e os norte-americanos disputavam a última vaga no França2023, após ambos vencerem os primeiros encontros do torneio final de repescagem, frente aos campeões asiáticos, Hong Kong, e aos vice-campeões africanos, o Quénia.

Portugal tinha falhado o apuramento através do agregado de resultados dos Europe Championship de 2021 e 2022, mas obteve o direito a disputar a repescagem, no Dubai, após a Espanha ter sofrido uma penalização de 10 pontos por utilização irregular de um jogador.

Esta é apenas a segunda vez que Portugal vai disputar o Campeonato do Mundo de râguebi, após a única e histórica participação, em 2007, também em França.

A seleção portuguesa vai integrar o Grupo C do Campeonato do Mundo, com País de Gales, Austrália, Ilhas Fiji e Geórgia.

O Mundial de râguebi de 2023 realiza-se em França, de 8 de setembro a 28 de outubro.

Redação com Lusa