Famalicão

Rui Pedro Silva saiu do Famalicão: confira o nome forte ponderado para a sucessão

Rui Pedro Silva deixou o Famalicão Miguel Pereira/Global Imagens

Treinador não resistiu à quinta derrota em sete jogos no campeonato. Ricardo Soares, ex-técnico dos egípcios do Al-Ahly e do Gil Vicente é um nome forte nas escolhas que a SAD está a ponderar para o lugar.

Rui Pedro Silva já não é o treinador do Famalicão. A derrota com o Casa Pia (1-0), no Estádio Nacional, foi a gota de água para o fim da ligação entre as partes, depois de um arranque de campeonato abaixo das expectativas. Ricardo Soares, que recentemente saiu do Al-Ahly, do Egito, surge como hipótese forte para o lugar, ainda que o leque de escolhas da SAD famalicense não esteja reduzido a esse nome.

Rui Pedro Silva saiu devido à acumulação de resultados negativos (quatro pontos em sete jogos), mas também pelas exibições menos conseguidas da equipa, tendo sido levado em conta a fraquíssima produção ofensiva (somente um golo marcado, que configura o pior ataque do campeonato). Ontem, em comunicado emitido pela SAD ao final da tarde, o divórcio foi anunciado por "mútuo acordo".

"A SAD do Futebol Clube de Famalicão e o treinador Rui Pedro Silva cessaram, por mútuo acordo, o vínculo que os ligava. Ao treinador, a SAD do Futebol Clube de Famalicão agradece o empenho e profissionalismo que sempre empregou ao serviço desta instituição, desejando os maiores sucessos pessoais e profissionais", escreveu o clube minhoto.

Contratado em dezembro, para substituir Ivo Vieira, o antigo adjunto de Nuno Espírito Santo, que pelo "Fama" se estreou como treinador principal, encontrou a equipa no 16.º lugar, com 11 pontos em cinco jogos, e terminou o campeonato em oitavo, com 39 pontos. Esse percurso levou à renovação de contrato, mas o mau arranque em 2022/23 conduziu Rui Pedro Silva até à porta de saída.

Só Pedro Sousa aguentou

O Famalicão voltou à Liga Bwin em 2019/20 e só nessa época é que o chicote não estalou. João Pedro Sousa orientou a melhor época de sempre no campeonato, mas saiu no ano seguinte, para dar a lugar a Silas, que viria também a ser substituído, mas por Ivo Vieira. Depois, o madeirense foi rendido por Rui Pedro Silva.

João Maia