Futebol

Faleceu Manuel Duarte, um dos "magriços", aos 77 anos

Antigo avançado padecia de "uma débil condição de saúde que se deteriorou nos últimos dias".

Manuel Duarte, um dos convocados da seleção portuguesa de futebol para o Mundial de 1966, em Inglaterra, morreu esta sexta-feira, aos 77 anos, adiantou à Lusa fonte da família.

Radicado desde 1972 em Fafe, concelho do distrito de Braga, o "magriço", internacional em dois jogos de preparação para o mundial, mas sem qualquer minuto no torneio em que a equipa das quinas foi terceira classificada, padecia de "uma débil condição de saúde que se deteriorou nos últimos dias", acrescentou a mesma fonte.

Natural de Vale de Azares, localidade do concelho de Celorico da Beira, no distrito da Guarda, Manuel Duarte "despontou" para o futebol na Académica, clube pelo qual se estreou no principal campeonato português com 17 anos, na temporada 1962/63.

O dianteiro rumou ao Leixões em 1964 e, nas duas épocas ao serviço do emblema de Matosinhos, apontou 14 golos em 38 partidas, tendo assegurado as chamadas à seleção portuguesa no final do segundo ano, no verão de 1966.

Manuel Duarte transferiu-se para o Sporting na época 1966/67, em que apontou 11 golos em 21 jogos, antes de perder espaço na temporada seguinte e de se ficar pelo registo de dois golos em 14 partidas até ao final da temporada 1969/70.

O avançado representou o FC Porto em 1970/71, tendo cumprido dois jogos de "azul e branco", o Varzim em 1971/72 e a AD Fafe, clube da cidade onde viria a permanecer entre 1972 e 1978.

Pai de Jorge Duarte, médio que representou Fafe, Tirsense, Desportivo das Aves, Vitória de Guimarães, Moreirense e Leixões, o antigo ponta de lança foi treinador após terminar a carreira de futebolista.

O funeral de Manuel Duarte está marcado para as 16h00 de sábado, na igreja matriz de Fafe.

Redação com Lusa