II Liga

Pedro Proença diz que VAR na Liga SABSEG "é da mais elementar justiça"

Pedro Proença, presidente da Liga José Carmo/Global Imagens

Será uma realidade na temporada 2023/24

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciaram esta quinta-feira a introdução do serviço de vídeoarbitragem (VAR) na II Liga a partir da época 2023/24. Pedro Proença fala em objetivo concretizado.

"O sistema de videoarbitragem (VAR) será uma realidade na Liga Portugal SABSEG na próxima temporada. A partir de 2023-24, os árbitros vão contar em todos os jogos da Liga Portugal bwin e da Liga Portugal SABSEG com o apoio tecnológico do VAR, depois de alcançado o acordo com a Federação Portuguesa de Futebol, parceiro fundamental neste processo e a quem reconhecemos o mérito de ter sido um ator essencial na introdução desta tecnologia em Portugal", escreveu nas redes sociais.

"A verdade desportiva é um princípio basilar para a Liga Portugal e a introdução do VAR na Liga Portugal SABSEG sempre foi um objetivo desta Direção, agora tornado realidade. A Liga Portugal SABSEG é um campeonato cada vez mais competitivo. A inclusão do VAR nesta prova valoriza ainda mais uma prova em evolução permanente. A introdução do VAR é da mais elementar justiça para clubes, jogadores e treinadores da Liga Portugal SABSEG", completou.

O sistema VAR foi introduzido no futebol profissional português em 2017/18 e, numa primeira fase, suportado pela FPF. O acordo entre as duas entidades prevê que o custo com a operação do sistema de vídeoarbitragem "continuará a ser suportado gradualmente, também, pela Liga Portugal até 2026/27, época em que esta assumirá os custos integrais".