Internacional

Campeonato da Ucrânia começou em Kiev com empate, abrigos antiaéreos e discurso de Zelenski

O futebol regressou esta terça-feira à Ucrânia com o pontapé de saída na época de 2022/23 a ser dado no Estádio Olímpico de Kiev. EPA

Interrompido em fevereiro após a invasão por parte da Rússia, o campeonato da Ucrânia regressou esta terça-feira com a primeira jornada da temporada de 2022/23

O futebol regressou esta terça-feira à Ucrânia com o pontapé de saída na época de 2022/23 a ser dado no Estádio Olímpico de Kiev.

Sem adeptos nas bancadas, mas com transmissão televisiva, o campeonato arrancou com um empate sem golos entre o Shakhtar e o Metalist 1925. E depois de um discurso do presidente Volodymyr Zelensky ter sido transmitido nos ecrãs gigantes.

Em virtude da guerra que dura há seis meses, a maioria dos jogos terá lugar na região de Zakarpatia, na zona oeste da Ucrânia. A guerra motiva ainda a presença de militares nas imediações dos estádios, bem como de refúgios antiaéreos a menos de 500 metros. Local para onde todos os intervenientes se devem dirigir se soarem as sirenes que avisam um ataque aéreo.

Resultados da 1ª jornada

23 de agosto

Shakhtar-Metalist 1925, 0-0

Ch. Odessa - Veres-Rivne, 0-1 (22' Klyots)

Zorya-Vorskla, 3-1 (7' Nazaryna; 30' e 53' Bezborodko) (73' Oliynyk)

Kolos Kovalivka-Kryvbas, 1-0 (36' Goncharenko)

Dia 24 de agosto

Rukh Lviv-Metalist Kharkiv, 13h00

Dia 27 de agosto

Minaj-Lviv, 13h00

Redação