Futebol Feminino

Liga espanhola feminina com quinteto de internacionais portuguesas

Tatiana Pinto esteve presente no Europeu de Inglaterra, sendo titular nos três jogos que Portugal disputou Instagram de Tatiana Pinto

Esta época, Tatiana Pinto, Diana Gomes, Fátima Pinto, Andreia Jacinto e Matilde Fidalgo vão competir na primeira divisão do futebol espanhol. Conheça o trajeto de cada uma das jogadoras.

O calendário da Liga espanhola feminina para 2022/23 já está definido. A equipa do Barcelona, vice-campeã europeia (perdeu por 1-3 com o Lyon na final), vai tentar conquistar o quarto título consecutivo (o oitavo do seu palmarés), numa temporada onde cinco internacionais portuguesas - Tatiana Pinto, Diana Gomes, Fátima Pinto, Andreia Jacinto e Matilde Fidalgo - disputarão a principal divisão do futebol espanhol.

Começando por Tatiana Pinto, a centrocampista de 28 anos, natural de Águeda, vai para a sua segunda época ao serviço do Levante, sexto classificado na última edição do campeonato. Com 90 internacionalizações A por Portugal e dois golos apontados, a médio já vestiu as camisolas do Fermentelos, Clube de Albergaria, SC Sand, da Alemanha, Bristol Academy e Bristol City, ambos de Inglaterra, e Sporting, onde esteve durante cinco temporadas. Ao serviço do conjunto leonino, a atleta foi bicampeã nacional, levantou duas Taças de Portugal e conquistou uma Supertaça.

Já Diana Gomes, central de 24 anos, transferiu-se esta época para o Sevilha, depois de cinco temporadas a defender as cores do Braga. Pela formação arsenalista, venceu um campeonato nacional, uma Taça de Portugal, uma Supertaça e uma Taça da Liga. No seu percurso futebolístico, a atleta natural de Paços de Ferreira, que soma 24 jogos e quatro golos pela equipa das Quinas, representou ainda o Citânia de Sanfins (na altura, Leões da Citânia), Freamunde e Valadares Gaia, clube onde ganhou o seu primeiro título (uma Supertaça, em 2016/17).

Quanto a Fátima Pinto, a médio de características mais defensivas mudou-se esta época para o Deportivo Alavés. Esta é a segunda aventura da jogadora no futebol espanhol, depois de uma passagem pelo Santa Teresa entre 2014 e 2016. Com 71 internacionalizações A pela Seleção portuguesa e dois golos marcados, a trinco, de 26 anos, esteve ligada ao Sporting nas últimas seis temporadas. Ao serviço da turma de Alvalade, a atleta venceu dois campeonatos, três Taças de Portugal e duas Supertaças. Natural do Funchal, Fátima Pinto também atuou pelo Grupo Desportivo APEL e Atlético Ouriense. Pela equipa de Ourém, em 2013/14, foi campeã nacional e arrecadou a Taça de Portugal.

No que respeita a Andreia Jacinto, a médio, natural de Cascais, é uma das promessas do futebol português e foi contratada pela Real Sociedad para esta nova época. A jogadora, de apenas 20 anos, esteve no Sporting nas últimas seis temporadas e, em 2021/22, conquistou a Taça de Portugal e a Supertaça pelas "leoas". Nas camadas jovens, em 2016/17, a centrocampista levantou três troféus. Internacional A em 18 ocasiões, Andreia Jacinto (que, nos escalões de formação, passou ainda por Sintrense, Associação Familiar e Desportiva da Torre e Estoril) foi convocada pelo selecionador Francisco Neto para o Campeonato da Europa de Inglaterra, mas falhou a competição devido a uma lesão.

Por último, Matilde Fidalgo, prima do futebolista Bernardo Silva, continuará a jogar pelo Bétis, que terminou na décima posição no campeonato espanhol da época passada. A defesa, de 28 anos, representa os "heliopolitanos" desde a segunda metade da última temporada, depois de uma passagem pelo Benfica. Em Portugal, a atleta jogou também pelo Futebol Benfica, Sporting e Braga, além de ter atuado ao serviço do Manchester City no futebol inglês, em 2019/20. Natural de Lisboa, a jogadora, que totaliza 47 internacionalizações A, soma, até ao momento, 15 títulos na carreira: cinco campeonatos nacionais, três Taças de Portugal, duas Supertaças, duas Taças da Liga, um campeonato nacional da segunda divisão, uma Taça Carla Couto da Associação de Futebol de Lisboa e uma Taça da Inglaterra pelos "citizens".

Miguel Laezza