Modalidades

Madeira vai ser palco da final do circuito mundial Golden Trail World Series

São esperados cerca de 150 atletas de elite do trail running mundial que competem no circuito mundial e nos vários campeonatos nacionais ao longo de vários países europeus, como também da América do Norte e Central, da Ásia, da Oceânia e África

A Madeira vai receber a final do circuito mundial Golden Trail World Series (GTWS) entre 26 e 30 de outubro, anunciou hoje o governo regional, destacando que a prova irá reunir "alguns dos melhores praticantes do mundo".

"A Madeira será palco, este ano, para a prova final do conhecido circuito mundial Golden Trail World Series. A prova, apoiada pela Associação de Promoção da Madeira e pela Direção Regional de Turismo, através da marca Madeira Ocean & Trails, reúne alguns dos melhores praticantes do mundo da modalidade", pode ler-se na nota divulgada pelo executivo madeirense.

São esperados cerca de 150 atletas de elite do trail running mundial que competem no circuito mundial e nos vários campeonatos nacionais ao longo de vários países europeus, como também da América do Norte e Central, da Ásia, da Oceânia e África.

Na região, a prova que irá decorrer de 26 a 30 de outubro do presente ano e será composta por cinco etapas diárias, cerca de 110 quilómetros de trilhos.

"No final, será estabelecido um ranking geral e anunciados os vencedores (masculino e feminino) do ano da Golden Trail World Series. Os premiados serão aqueles que obtiverem o maior número de pontos dos três melhores resultados das provas GTWS e na obrigatória etapa final na Madeira", refere o mesmo documento.

Serão ainda atribuídos aos vencedores de cada etapa e especialidade, nomeadamente, "Best Climber", "Dowhiller" e "Sprinter" prémios monetários, como também aos melhores na classificação geral final.

O Secretário Regional de Turismo e Cultura e Presidente da Associação de Promoção da Madeira, Eduardo Jesus, destacou, de acordo com a nota, as potencialidades do arquipélago "neste segmento específico de mercado", devido às características únicas da ilha.

"O facto de a Madeira ser escolhida como palco de eventos desportivos de renome e que, de certa forma, estão relacionados com as características únicas da ilha, como a natureza, o mar, as montanhas, revela as potencialidades que existem neste segmento específico de mercado", salientou, destacando ainda que "a região tem-se assumido, cada vez mais, como um destino ativo, para todos e durante todo o ano".

As inscrições, que arrancaram hoje, estão abertas ao público em geral, mas são limitadas a 150 participantes.

O registo poderá ser feito através do site www.madeiragtwsfinal.com, onde os interessados podem se inscrever na categoria "Open".

Redação com Lusa