Portugueses

Eto'o despediu António Conceição, mas o treinador ganha o caso na FIFA

António Conceição AFP

Rescisão abusiva rende 1,5 milhões de euros ao treinador português.

A federação de futebol dos Camarões (FECAFOOT) foi condenada pela FIFA a pagar uma indemnização de 1,5 milhões de euros ao treinador português António Conceição, que exerceu o cargo de selecionador daquele país entre setembro de 2019 e fevereiro de 2022, data em que foi demitido do cargo por Samuel Eto'o, depois de este ter sido eleito presidente da federação dos Camarões.

A FECAFOOT foi condenada por ter procedido a uma "rescisão abusiva de contrato", uma vez que não respeitou uma das cláusulas previstas no mesmo.

Conceição tinha previsto no contrato dois objetivos principais: chegar à final da CAN de 2021, disputada naquele país, e conseguir o apuramento para o mundial de 2022.

Sob o seu comando, os Camarões falharam o primeiro dos objetivos, ficando-se pelas meias-finais daquela competição, ao perderem frente aos Egito no desempate por grandes penalidades (3-1 após 0-0 ao fim do prolongamento).

Quanto à segunda das metas, a FECAFOOT não quis esperar pelo play-off entre Camarões e Argélia, optando Samuel Eto'o por despedir Conceição e, a 1 de março deste ano, nomear para o cargo Rigobert Song, antigo central com quem alinhou em conjunto na seleção dos Camarões em pelo menos 75 partidas.

António Conceição reclamou para a FIFA, que abriu um processo disciplinar, não recebendo nenhuma argumentação da FECAFOOT em sua defesa.

Rodrigo Cortez