FC Porto

Zaidu: FC Porto recusa oferta de Inglaterra para respeitar vontade de Conceição

Zaidu ajudou o FC Porto a conquistar a dobradinha Miguel Pereira/Global Imagens

Treinador do FC Porto pediu para segurar Zaidu no plantel. Lateral alvo de elogios por parte de José Peseiro.

O FC Porto já recusou uma proposta substancial por Zaidu, de um clube inglês, porque Sérgio Conceição deu indicações expressas para manter no plantel de 2022/23 o jogador que marcou o golo que selou a conquista do título nacional, na Luz.

Depois de duas épocas em crescendo, o lateral esquerdo portista tem sido alvo de várias sondagens (Brighton e Crystal Palace foram dois dos clubes falados), mas até à data apenas um clube avançou com uma oferta que a SAD recusou de imediato, até porque os valores propostos, apesar de altos, estavam muito longe da cláusula de rescisão, que é de 50 milhões de euros.

Conceição sabe que não será fácil substituir Zaidu até porque Wendell teve uma primeira época no Dragão bastante abaixo das expectativas. Além disso, o nigeriano já é representado por Jorge Mendes e a SAD portista tem a expectativa de que o superagente consiga transferir o jogador na próxima época por valores bem altos.

Por enquanto, Zaidu está de férias no seu país depois de ter estado ao serviço da seleção, no apuramento para a próxima CAN. Foi aí que se cruzou pela primeira vez com José Peseiro, que recentemente assumiu o comando técnico da Nigéria. O treinador conversou com O JOGO sobre o momento do lateral e aponta-o a altos voos. "Chegar onde chegou, depois de realizar mais uma época estrondosa, e ter agora vários clubes de Inglaterra interessados, seja da Premier League ou do Championship, mas também de outros países, é uma grande conquista do Zaidu e do FC Porto. Diz bem da qualidade, da competência dele e da capacidade de trabalho que tem", referiu, saindo em defeso do também seu jogador. "Tem dado muito ao futebol português e ao FC Porto, quando alguns não esperavam que isso acontecesse. Vi muitas pessoas a criticarem as prestações dele, e em muitos momentos, quando, na minha opinião, ele jogava quase sempre bem", sublinhou.

Por isso, José Peseiro considera que o portista está pronto para dar um passo na carreira. "Tenho aqui, na seleção, vários elementos que jogam em Inglaterra e tenho noção de que o Zaidu pode ter sucesso lá", atirou, considerando que "este é o momento" para o lateral ser vendido. "Há a evolução do jogador e, também, o facto de ser muito difícil prendê-los quando têm oportunidade de ganhar muito mais do que ganham no FC Porto, ou noutro clube qualquer. Os clubes portugueses, e não é só o FC Porto, não têm capacidade para competir financeiramente com os clubes ingleses, inclusive da Championship [equivalente à Liga SABSEG]. Quando isso acontece não há volta a dar. Creio que este seria o momento de os dois ganharem dinheiro; o FC Porto com a transferência, o jogador com um bom contrato", sublinhou.

Carlos Gouveia