Modalidades

Jogos do Mediterrâneo: Missão portuguesa pronta para adversidades

. Adelino Meireles / Global Imagens

Primeiros atletas portugueses já chegaram a Oran, na Argélia, que demonstra algumas falhas organizativas. Atletas do badminton, futebol, ginástica artística, karaté, lutas amadoras, petanca, polo aquático, ténis, ténis de mesa e vela viajaram na quarta-feira para a segunda maior cidade da Argélia.

A presença de Portugal na 19.ª edição dos Jogos de Mediterrâneo, que arrancam sábado em Oran, está em marcha, tendo já chegado os primeiros atletas nacionais à segunda maior cidade da Argélia. Na quarta-feira, num voo fretado pelo Comité Olímpico de Portugal (COP), embarcaram os atletas de badminton, futebol, ginástica artística, karaté, lutas amadoras, petanca, polo aquático, ténis, ténis de mesa e vela, numa comitiva liderada pelo presidente do COP, José Manuel Constantino.

"Que no regresso possamos fazer uma avaliação e um balanço positivo desta nossa segunda participação", desejou o responsável, que vai acompanhar a Missão nos primeiros 10 dias, dizendo que o grupo está "preparado para encontrar algumas dificuldades".

"Todo o processo prévio à nossa participação evidenciou problemas do ponto de vista organizativo, mas a nossa expectativa é que as coisas se possam resolver, para bem dos Jogos e do país que organiza", acrescentou, em linha com o alerta feito pela chefe de Missão, Catarina Monteiro, há uma semana. "Vamos deparar-nos com dificuldades diárias em Oran", avisara.

O voo para o Aeroporto Internacional Ahmed Ben Bella não registou atrasos e à chegada, quase em simultâneo com as comitivas de Turquia e Bósnia-Herzegovina, havia voluntários a dar aplausos de boas-vindas aos participantes, mas as preocupações de Constantino e a pouca preparação do país africano fizeram-se notar: não havia acreditações para os jornalistas e o hotel que lhes tinha sido destinado estava, afinal, já lotado. Com pompa e circunstância, o presidente argelino Abdelmadjid Tebboune, eleito para o cargo em dezembro de 2019, vai hoje a Oran e isso afetou as reservas dos alojamentos.

Missão completa na segunda

Dividida por dois voos, a Missão Portugal em Oran, que é composta por 159 atletas de 19 modalidades (20 disciplinas), fica completa na próxima segunda-feira, dia em que viajam os representantes de andebol, atletismo, basquetebol 3x3, ciclismo, esgrima, judo, natação, tiro, tiro com arco e tiro com armas de caça. "Temos atletas que já têm histórico olímpico, espero naturalmente que confirmem o apuramento para os Jogos de 2024 e que outros se revelem com potencial desportivo para poderem fazer parte dessa Missão de Paris. Vai ser um bom aferidor da nossa capacidade competitiva", descreveu Constantino.

Catarina Domingos, Enviada Especial em Oran (Argélia)