Modalidades

O lado negro e as preocupações antes de novo dérbi no hóquei

. Pedro Rocha / Global Imagens

EM FOCO >> Benfica-Sporting. Os 16 casos de confrontos em oito anos, que incluem um morto, justificam as preocupações antes de novo dérbi no hóquei

Foi mesmo no final do dérbi de hóquei em patins, com o Benfica a ganhar por 3-2, que Henrique Magalhães, André Girão e Toni Pérez, do Sporting, e Pablo Alvaréz, Poka e Lucas Ordoñez, do Benfica, se envolveram em confrontos na Luz, obrigando à intervenção da polícia e do presidente encarnado, Rui Costa, para acalmar os ânimos. No exterior registou-se outro confronto entre adeptos e este não foi um caso isolado. Em abril e maio também existiram problemas nos dérbis de andebol e futsal, provando que o ambiente crispado, e muitas vezes de confronto físico, tem ganho maiores proporções nas modalidades de pavilhão. Como sempre acontece depois de uma situação extrema como a do passado sábado, há preocupações dos dois lados, até porque as equipas se encontram de novo esta noite (20h00, Sporting TV), em Alvalade, e de novo na sexta-feira, na Luz (17h00, BTV).

A rivalidade entre Benfica e Sporting já vem de 1907 e as confusões também são antigas. Em 1939, o Benfica foi campeão de Lisboa, mas, rezam as crónicas, o árbitro deixou o campo sob uma chuva de almofadas, depois de ter anulado um golo ao leão Peyroteo. O caso mais grave foi em 1996, quando um very light atirado pela claque do Benfica atravessou o Jamor e atingiu mortalmente Rui Mendes, adepto leonino. Mas nos últimos anos a frequência dos problemas tem aumentado.

O problema no dérbi de hóquei em patins é, pelo menos, o 16.º desde 2015, o que revela uma preocupante média de dois casos por ano - e um durante o distanciamento social da pandemia! - e com confusões de todo o tipo: agressões entre jogadores, de adeptos a jogadores, entre claques, tanto em jogos como em plena rua e até um recente caso de racismo e outro de ataque a andebolistas da formação de outro clube que viviam o momento feliz de ir assistir a um dérbi...

Os confrontos do passado sábado foram considerados "demasiado graves" pelo Benfica, que fez acusações sérias - "A impunidade prevalece há demasiado tempo para alguns agentes nesta modalidade", escreveram os encarnados -, mas ontem o clube já fazia "votos para que não se repitam as cenas lamentáveis da última partida". Do Sporting, e se o treinador Paulo Freitas considerou ter existido "um descontrolo emocional", não se pronunciando sobre os confrontos, nem existindo uma reação oficial do clube, foram os jogadores a revelar-se preocupados e sobretudo o único expulso, Henrique Magalhães, que disse não se rever "minimamente neste tipo de atitude".

Diferente foi a atitude da Federação Portuguesa de Patinagem. O seu presidente, Luís Sénica, lembrou-nos ontem o comunicado emitido, no qual se lê que "a exacerbação negativa que o desporto vive em Portugal obriga a uma premente reflexão". O caso não é para menos, e em especial no hóquei em patins, que juntamente com o futsal passou a liderar a lista de confusões entre os dois grandes de Lisboa.

Cronologia

>> 24 maio 2015

Agressões entre jogadores de hóquei em patins, no intervalo da final da Taça de Portugal, que o Benfica conquistaria ao vencer por 3-0. As forças policiais tiveram de intervir e foram expulsos Tiago Losna (Sporting) e Pedro Henriques (Benfica).

>> 15 Abril 2017

Saraiva acusa os No Name de imitarem som do very light durante os dérbis de futsal e de andebol, na Luz. O Benfica também condenou o comportamento de "um grupo de adeptos".

>> 22 abril 2017

Marco Ficini, de 41 anos e adepto da Fiorentina, estava em Lisboa, com uma dezena de adeptos da equipa italiana, para apoiar o Sporting no jogo de futebol com o Benfica. Foi atropelado mortalmente durante a madrugada, num confronto entre adeptos dos dois "grandes". Luís Pina, ligado aos No Name Boys, foi condenado a quatro anos de prisão, por homicídio por negligência grosseira.

>> 6 Janeiro 2018

Pedro Gil é provocado por Carlos Nicolía no final do jogo de hóquei em patins (3-3) e responde com uma cabeçada. O espanhol do Sporting foi suspenso 28 dias, o argentino do Benfica advertido. O desentendimento estendeu-se aos jogadores das duas equipas e às bancadas, obrigando a polícia a intervir.

>> 22 março 2018

A PSP deteve um adepto do Benfica, por ameaças, injúrias, coação e resistência à autoridade no Campus da Justiça, em Lisboa, durante o julgamento do atropelamento mortal de Marco Ficini. As autoridades acreditavam que estavam a ser preparados confrontos entre as claques. No julgamento havia dez arguidos ligados aos No Name Boys e 12 à Juventude Leonina.

>> 18 Novembro 2018

A PSP impediu a entrada de 37 adeptos do Benfica no jogo de futsal da Liga dos Campeões em Alvalade, por estarem equipados com luvas e proteção para os dentes. Transportados para a esquadra de Telheiras, um deles ficaria detido. Não houve incidentes no jogo, que apurou o Sporting para a final four (1-1).

>> 9 Junho 2019

Miguel Albuquerque acusa adeptos do Benfica de tentativas de agressão a jogadores do futsal do Sporting. Os encarnados negaram-no e pediram uma punição para o diretor das modalidades leoninas, mas os jogadores comunicaram depois que "as agressões existiram" e apresentaram queixa na PSP e na FPF.

>> 17 Maio 2020

Três adeptos do Sporting ficaram feridos, e dois foram hospitalizados, depois de agressões por um grupo de dez a 15 elementos, alegadamente pertencentes a uma claque do Benfica, durante a madrugada. O confronto deu-se perto do Estádio de Alvalade. Nas semanas anteriores, e em pleno confinamento, tinham sido vandalizados o mural das glórias do Benfica, na Luz, e as Casas do Benfica da Charneca da Caparica e de Almada, com pinturas verdes.

22 Maio 2021

Ana Capeta, jogadora do Sporting, foi expulsa no jogo que valeu o título nacional de futebol feminino ao Benfica e, ao abandonar o relvado, fez um pirete para o banco das encarnadas. Seria punida com três jogos de suspensão.

>> 3 Maio 2021

Elementos dos Diabos Vermelhos atacam, em dois automóveis e uma moto, os da Torcida Verde que em Alvalade preparavam as faixas de uma coreografia em homenagem às vítimas da covid-19. Os sportinguistas responderam atirando pedras, mas dois tiveram de receber tratamento hospitalar na sequência da tentativa de atropelamento.

>> 12 Setembro 2021

O jogo de atribuição do quinto lugar da Elite Cup de hóquei em patins, que o Sporting ganhou por 5-3, em Tomar, parou devido a confrontos entre Carlos Nícolia e Ferrant Font, que se estenderam a todos os jogadores. Os guarda-redes Pedro Henriques e André Girão seriam expulsos e castigados com dois jogos de suspensão.

>> 21 Novembro 2021

O Sporting ganha o dérbi de futsal por 5-2, mas o Benfica acusou os adeptos de Alvalade de partirem um vidro por trás do seu banco de suplentes, ferindo um dos jogadores, numa "noite de Vale Tudo". Os leões responderam que o sucedido se deveu aos festejos de um golo e acusaram um jogador encarnado, Jacaré, de "incendiar as bancadas".

>> 9 Abril 2022

Tiago Dantas, jogador do Tondela por empréstimo do Benfica, agarra os genitais diante da bancada dos adeptos do Sporting, ao festejar o golo do 1-3. O gesto obsceno custou-lhe um jogo de castigo.

>> 24 Abril 2022

O Benfica protestou o jogo de andebol que empatou em Alvalade (32-32), por o Sporting se ter colocado em vantagem (31-30) num momento em que os seguranças estavam dentro do recinto de jogo, tentando recolocar a rede puxada pelos adeptos do Sporting.

No dia seguinte, a União Juventude de Alverca denunciou a agressão aos seus jovens andebolistas da formação, à saída do pavilhão, por elementos das claques do Sporting. Um deles teve de ser tratado no hospital.

>> 21 maio 2022

Nilson, jogador de futsal do Benfica, denunciou no Instagram ter sido alvo de "um insulto racista por parte de um colega de profissão", durante o jogo da Taça de Portugal com o Sporting. O Benfica disse ir apoiar o jogador, com o gabinete jurídico a levar o caso à FPF e à justiça civil.

>> 4 de junho

Jogadores de Benfica e Sporting agridem-se no final do dérbi das meias-finais do campeonato de hóquei em patins, que os encarnados venceram (3-2). Só o leão Henrique Magalhães foi expulso, havendo cartões azuis para Pablo Alvaréz e Poka (Benfica), André Girão e Toni Pérez (Sporting) e uma advertência verbal para Lucas Ordoñez (Benfica).

Carlos Flórido/Filipa Mesquita