Benfica

Benfica um a um na Madeira: Vlachodimos deu valor à lei de Darwin

. Hélder Santos/Global Imagens

Confira as notas atribuídas por O JOGO aos jogadores do Benfica que atuaram na vitória por 1-0 no terreno do Marítimo, na 32.ª jornada da Liga Bwin.

Vlachodimos 6


Segurou o triunfo graças a uma grande defesa, já em tempo de compensação: o remate de Vitor Costa desviou em André Almeida e só não entrou porque o guardião se esticou todo. Pouco trabalho teve, mas quando foi preciso... estava lá.

André Almeida 6
Pecou pelo pouco atrevimento ofensivo, o que se explica pelos receios relativos à criatividade de André Vidigal, que estava do seu lado na primeira parte. Na segunda controlou Clésio com rigor.

Otamendi 6
Foi, de longe, o defesa mais esforçado, roubando um total de oito bolas ao Marítimo. Basicamente, quando os adversários tentavam uma gracinha, levavam uma "reguada" do altivo central argentino.

Vertonghen 6
Fez apenas três cortes, o que bem comprova a atuação de Otamendi.

Sandro Cruz 5
Em estreia na equipa principal das águias, mostrou dinamismo e boa atitude, apesar de uma ou outra perda de bola.

Paulo Bernardo 4
Nova oportunidade perdida, após a fraca exibição frente ao Famalicão, na ronda anterior. Não pode ser acusado de se ter poupado ao esforço, mas faltou-lhe rapidez e acerto no passe. Rasgos de criatividade também foram poucos.

Weigl 5
Controlou razoavelmente bem os espaços à entrada do último terço do ataque maritimista. A inferioridade numérica do adversário na segunda metade deixou-o descansado.

João Mário 5
Também está precisado de uma grande exibição para reconquistar o carinho dos adeptos, mas ainda não foi desta. Os remates saíram-lhe mal e, no meio se faltou fio de jogo à equipa, ele foi um dos principais responsáveis.

Gil Dias 6
Foi determinante no triunfo, ao proporcionar a recarga fatal de Darwin após boa iniciativa individual, culminada num remate em arco que Paulo Victor largou.

Everton 5
Apagado, só apareceu na reta final do encontro, com dois remates perigoso, apesar de um deles (aos 64") ter embatido nas pernas de um defesa. No outro, o guarda-redes evitou males maiores.

Gonçalo Ramos 5
Entrou aos 62", mas pouca qualidade acrescentou.

Lázaro 5
Cumpriu na esquerda sem deslumbrar.

Tiago Gouveia 6
Estreia positiva do avançado de Cascais. Posicionado na direita do ataque, mostrou poder de finta , velocidade e esclarecimento.

Meité -
Nos minutos que jogou, o Marítimo não o obrigou a esforçar-se.

A FIGURA

Darwin: 7
Vale pelo que marca e pelo que joga

A cada toque na bola, a cada jogada iniciada por si, demonstrava estar num patamar de qualidade acima dos companheiros. Não é por acaso que chegou ontem aos 26 golos na liga, a uma média aproximada de um tento por jogo, o que só está ao alcance dos jogadores de exceção. No de ontem, provou a leitura de jogo acima da média, ao perceber mais rápido do que os defesas onde ia cair a bola (mal ) defendida por Paulo Victor após o remate de Gil Dias. Mas não merece elogios apenas pelo golo marcado, pois ofereceu outros três que companheiros desperdiçaram: um a Paulo Bernardo e dois a João Mário.

Rodrigo Cortez