I Liga

Braga é a Némesis dos três grandes e deixa o perseguidor bem longe

epa09864521 Sporting de Braga's players celebrate the victory over Benfica during their Portuguese First League soccer match, held at Braga Municipal stadium, Braga, Portugal, 01 April 2022. EPA/HUGO DELGADO EPA

O Braga é a equipa que mais pontos conquistou aos grandes neste milénio. Desde 2000/01 são já 112, quase o dobro do segundo do ranking, o Marítimo.

O Braga é a equipa com mais pontos conquistados aos três grandes, neste milénio (excluem-se aqui os embates entre o trio de crónicos candidatos ao título).

Os arsenalistas conquistaram 112 pontos, quase o dobro dos 77 do segundo do ranking, o Marítimo. Este facto estatístico serve de alerta ao FC Porto, que recebe a equipa de Carvalhal daqui a três jornadas (31.ª jornada).

O Braga é também a equipa com o recorde de pontos amealhados com os grandes, numa só época. Em 200/01 foram 13 pontos, num registo impressionante que se detalha com uma vitória com FC Porto; vitória e empate frente ao Benfica e duas vitórias frente ao Sporting. Ainda assim, o quarto lugar na classificação geral terá sabido a pouco, num campeonato ganho então pelo Boavista. De lá para cá, o melhor que qualquer equipa conseguiu foram 12 pontos, em 2009/10... novamente pelo Braga.

Se analisarmos a evolução das vezes com que os mais pequenos batem o pé aos grandes, a notícia é a de que essa tendência tem perdido força, ao ponto de esta época ser a segunda do milénio em que os pequenos "comeram do prato" dos maiores do campeonato.

Curiosidades

6.º golo - Fábio Vieira bisou frente ao Santa Clara e soma seis golos na Liga Bwin, esta época. É o médio dos dragões com mais golos e o jogador da prova com a melhor média de passes para a profundidade: 4,5 por partida.

60 metros de chapéu - Cerca de 60 metros de distância é o dado impressionante do remate com golo mais longo desta temporada, obtido por André Silva (Arouca). Apenas 12% dos golos (80 em 667) resultam de remates de fora da área.

14.º do laboratório - O golo de livre indireto do FC Porto ao Santa Clara foi o 14.º dos dragões em lances de bola parada (excluem-se os de penálti). Os segundos deste ranking são o Sporting e o Famalicão, com nove, ao passo que o Benfica só tem cinco.

3 jogos sem cartões - O árbitro António Nobre não puxou de cartões no FC Porto-Santa Clara. O facto é raro, pois em 252 jogos da Liga Bwin só aconteceu em outros dois jogos: Belenenses-Benfica (12.ª jornada) e no Belenenses-Santa Clara (10.ª ronda).

14 jogos sem ganhar - A última vez que o Portimonense ganhou um jogo (dezembro de 2021, 14.ª ronda) ocupava o 6.º lugar na classificação. Desde então não ganha há 14 jogos e é agora a equipa com mais remates consentidos: 399 (12,9 por jogo).

19 rondas em último - O Belenenses deixou o último lugar da tabela depois de lá ter estado 15 jornadas consecutivas (19 no total). Franclim Carvalho (na foto), pegou na equipa à 18.ª ronda e tem 0,9 pontos por jogo (Petit tinha 0,5 e Filipe Cândido 0,78).

Bruno Rodrigues