Motores

"Não esperava que o Checo Perez fizesse uma volta destas"

Perez e Leclerc AFP

Sergio Pérez surpreende e rouba pole da Arábia Saudita à Ferrari

Sergio Pérez (Red Bull) conquistou hoje a primeira pole position da carreira ao ser o mais rápido na qualificação para o Grande Prémio da Arábia Saudita de Fórmula 1, numa sessão marcada pelo acidente de Mick Schumacher (Haas).

Pérez é mesmo o primeiro mexicano a garantir o primeiro lugar da grelha de partida de uma prova do Mundial de Fórmula 1, ao rodar em 1.28,200 minutos. Necessitou de 215 grandes prémios para o conseguir.

O piloto da Red Bull roubou o primeiro lugar da grelha ao monegasco Charles Leclerc (Ferrari) por apenas 0,025 segundos, pouco depois de o piloto da Ferrari ter batido o companheiro de equipa, o espanhol Carlos Sainz (Ferrari), por 0,177 segundos.

"Foi incrível. Posso fazer mais mil voltas que não volto a fazer outra como esta", confessava Sergio Pérez, nas entrevistas rápidas.

O próprio Leclerc ficou desalentado, pois foi surpreendido pelo tempo canhão do piloto da Red Bull numa altura em que já estava convencido de que teria a pole position para esta segunda prova da temporada. "Não esperava que o "Checo" fizesse uma volta destas", admitiu.

O campeão em título, o holandês Max Verstappen (Red Bull), foi apenas quarto classificado, a 0,261 segundos do companheiro de equipa.

.O GP da Arábia Saudita é a segunda das 22 corridas da temporada.

Charles Leclerc é o líder do campeonato, com 26 pontos.

Lusa