Ciclismo

João Almeida perde liderança na Volta à Catalunha

João Almeida responde a um ataque de Sergio Higuita, seguido por Richard Carapaz e Nairo Quintana EPA/Toni Albir

Ciclista português da UAE Emirates continua no pódio da prova espanhola

Sergio Higuita é o novo líder da Volta à Catalunha após a sexta etapa, que teve Richard Carapaz como vencedor.

O ciclista português e a UAE Emirates não conseguiram evitar uma fuga de mais de 100 quilómetros de Higuita (Bora) e Carapaz (Ineos), com João Almeida a cair para o terceiro lugar da geral, a 52 segundos do primeiro posto

Na sexta etapa da corrida o português viveu um verdadeiro inferno porque a Ineos acelerou a corrida a mais de 130 quilómetros da meta. Carapaz, nono na geral, viria a isolar-se e com ele levou o terceiro classificado, Higuita, da Bora.

Os escapados chegaram a ter 3m30s, Rui Costa foi um dos elementos que mais trabalhou na UAE Emirates e foi cortando o tempo. Não o suficiente para alcançar o duo.

No sprint, Carapaz ganhou a etapa, somou dez segundos de bonificação e o campeão olímpico passou a ser segundo. Sergio Higuita alcançou cinco segundos de bonificação nos intermédios, somou mais seis na meta e passou para a liderança.

Nairo Quintana, da Arkea, ainda atacou e quase tirou o pódio a João Almeida, mas o ciclista de A-dos-Francos respondeu bem, mantendo-se à frente do colombiano na geral por um segundo de diferença.

O grupo de Almeida chegou a 48 segundos e o português fica a 52 segundos de Higuita e a 36' do segundo, Carapaz.

Frederico Bártolo