Internacional

Árbitra ucraniana fugida da guerra no país continuará carreira em Itália

Kateryna Monzul, árbitra ucraniana D.R.

Juíza natural de Kharkiv, com experiência em competições europeias masculinas e femininas, vai estrear-se em breve numa competição do futebol italiano

A árbitra ucraniana Kateryna Monzul, refugiada da ofensiva militar russa no seu país, vai prosseguir a carreira em Itália, pelo que vai dirigir, já este domingo, o jogo Inter Milão-Sampdoria, relativo à Serie A feminina.

A juíza natural de Kharkiv já arbitrou partidas das competições europeias, tanto no setor feminino como no masculino, segundo o sítio oficial na Internet da Federação Italiana de Futebol (FIGC).

"A família do futebol europeu tem um grande coração e o italiano está na primeira fila da ajuda à população ucraniana", declarou o presidente da FIGC, Gabriele Gravina.

A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 691 mortos e mais de 1.140 feridos, incluindo algumas dezenas de crianças, e provocou a fuga de cerca de 4,8 milhões de pessoas, entre as quais três milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.