FC Porto

Um a um do FC Porto ante o Tondela: safanão fez saltar a tampa a Galeno

. Ivan Del Val/Global Imagens

Confira as notas atribuídas por O JOGO aos jogadores do FC Porto que participaram na vitória por 4-0 sobre o Tondela, na 26.ª jornada da Liga Bwin.

Diogo Costa 6


Começou o jogo a encaixar um desvio acidental de Uribe e só teve de se aplicar num remate de Neto Borges: ia ao ângulo e o guarda-redes segurou a dois tempos.

João Mário 5
Sem grande capacidade de explosão, suportou o ataque com alguns passes em profundidade e tirou as medidas certas para um cruzamento que Pepê quase transformou em golo, aos 22".

Mbemba 6
Concentrado e eficiente nos duelos, ficou perto do golo aos 25", num cabeceamento ao segundo poste.

Fábio Cardoso 6
Sem problemas de maior atrás, teve um contributo relevante no ataque, com o passe que libertou Wendell e deu início à jogada do penálti.

Wendell 6
Ofereceu alguma dinâmica ao ataque e ficou ligado ao lance que abre o ativo, com o cruzamento para Taremi. Antes, aos 6", já tinha rematado com perigo, após combinação com Pepê.

Uribe 6
Esteve uns furos abaixo do normal na primeira parte e melhorou na segunda. Ameaçou o golo perto do fim com um disparo de primeira.

Vitinha 5
Não conseguiu escapar à vigilância apertada e fluir o jogo. Não jogou mal, mas já tem a fasquia muito acima.

Otávio 6
Começou à direita, passou para a esquerda e acabou ao meio subindo gradualmente de rendimento. Passe de rutura perfeito para Galeno apontar o 2-0.

Taremi 7
Não desistiu de uma jogada que parecia perdida e sofreu o penálti: executou-o de forma irrepreensível e desbloqueou tudo. Tentou facilitar a ligação ao último terço e ainda esteve envolvido no 3-0.

Pepê 6
Deixou Wendell perto do golo aos 6" e cabeceou com perigo aos 22", numa partida em que nem sempre provocou os desequilíbrios que queria. Cumpriu a lateral-direito.

Evanilson 5
Sem chances para finalizar, passou um pouco ao lado do jogo.

Fábio Vieira 7
Abriu o livro mal entrou com um passe para Francisco Conceição (atirou ao poste) e outro que isolou Galeno. Apareceu no sítio certo para assinar o 3-0.

Francisco Conceição 7
Disparou ao poste na primeira jogada e chegaria ao golo (4-0) pouco depois, com a baliza mesmo à mercê. Depois de um lance genial, deixou Galeno com tudo para marcar.

Zaidu 6
Entrou de prego a fundo e fez o cruzamento que culminou no quarto golo.

Toni Martínez 6
Amorteceu para o disparo certeiro de Francisco e bem tentou marcar, sem sucesso.

A FIGURA

Galeno: 7
Um golo a mais e menos uns quilos em cima

Só Galeno poderá explicar a importância deste jogo, mas é fácil imaginar. Tal como Fábio Vieira e Francisco Conceição, o extremo saiu do banco para marcar, mas foi o único a fazê-lo pela primeira vez, num momento que lhe deve ter retirado uns bons quilos de cima - chegou no mercado de inverno e tardava em fazer a diferença. Até começou por falhar um lance isolado, mas não perdoou à segunda, numa boa desmarcação para um penálti em movimento. A respirar confiança, isolou Taremi no lance do 3-0, desmarcou Zaidu no 4-0 e ainda poderia ter bisado perto do fim, mas disparou por cima. Ponto de viragem?

Ana Luísa Magalhães