V. Guimarães

Ricardo Quaresma lamenta guerra na Ucrânia: "O Putin que tenha juízo…"

Ricardo Quaresma LUSA

Quaresma relembrou, numa publicação nas redes sociais, que "os Ucranianos e os Russos são povos irmãos que merecem a paz"

Quaresma recorreu às redes sociais para abordar a guerra na Ucrânia, que começou esta quinta-feira com a invasão levada a cabo pelas forças armadas da Rússia.

"A vida é demasiado curta para libertar a guerra e prender a liberdade. Os Ucranianos e os Russos são povos irmãos que merecem a paz e é pela paz que rezo. Depois da pandemia, a última coisa que o mundo precisa é de uma guerra.
O Putin que tenha juízo...", pode ler-se

A Rússia lançou esta madrugada uma ofensiva militar em território da Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já provocou pelo menos meia centena de mortos, 10 dos quais civis, em território ucraniano, segundo Kiev.

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que a "operação militar especial" na Ucrânia visa "desmilitarizar e desnazificar" o seu vizinho e que era a única maneira de o país se defender, precisando o Kremlin que a ofensiva durará o tempo necessário, dependendo dos seus "resultados" e "relevância".

O ataque foi de imediato condenado pela generalidade da comunidade internacional e motivou reuniões de emergência de vários governos, incluindo o português, e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), União Europeia (UE) e Conselho de Segurança da ONU.

Redação