Liga Europa

FC Porto um a um frente à Lázio: Taremi fez a festa e deitou os foguetes

. EPA

Confira as notas atribuídas por O JOGO aos futebolistas do FC Porto que atuaram no empate (2-2) no terreno da Lázio. Os dragões apuraram-se para os oitavos de final da Liga Europa.

Diogo Costa 5

Decisivo na segunda parte, com duas defesas difíceis a segurar a vantagem na eliminatória, depois de uma primeira parte em que podia ter feito mais no primeiro golo, já que a bola passou entre ele e o poste.

Bruno Costa 6
Ganhou a maioria dos lances, preocupando-se mais em defender do que em dar profundidade ao ataque. Mesmo assim, ainda teve um grande cruzamento desaproveitado por Otávio. Corajoso, aos 84", a evitar o golo de Luis Alberto.

Mbemba 6
Muito equilibrado durante quase todo o jogo, foi apagando aos fogos nos momentos em que os companheiros falharam.

Pepe 5
Melhorou imenso na segunda parte, depois de um primeiro tempo irregular, tendo mesmo errado um passe no golo de Immobile.

Zaidu 6
Um ou outro lapso no primeiro tempo, mas foi crescendo com o passar dos minutos e acabou por ser importante na hora de segurar a vantagem na eliminatória.

Otávio 6
Começou por ser um apoio importante para Bruno Costa, mas depois soltou-se e passou a ser perigoso, sobretudo quando foi para o meio. Teve duas boas ocasiões para marcar, mas, se aos 25" cabeceou ao lado, aos 55" viu o guarda-redes fazer uma grande defesa.

Uribe 7
Marcou um grande golo, num lance em que se desmarcou e combinou na perfeição com Taremi. Importante ainda no apoio à defesa e no início de construção de jogo.

Vitinha 5
A vontade de ajudar era tanta que cometeu alguns erros comprometedores. Tentou organizar jogo e procurou o golo, aos 55", mas o guarda-redes defendeu.

Pepê 6
Falhou um golo de forma incrível, aos 47", quando cabeceou ao lado, mas tudo fez para esticar o jogo da equipa.

Toni Martínez 6
Sensacional o cruzamento para Pepê, desperdiçado pelo brasileiro. Num jogo em que teve pouca bola, nunca desistiu dos lances.

Galeno 6
Importante nas saídas para o ataque, esteve para marcar um grande golo, aos 68", mas o guarda-redes defendeu. Voltou a ter nova oportunidade, aos 90"+2", mas rematou ao lado.

João Mário 5
Ajudou Bruno Costa a defender e procurou apoiar o ataque.

Grujic 5
Deu equilíbrio ao meio-campo e a fechar os espaços no ataque final dos italianos.

Evanilson 5
Segurou a bola para que a equipa tentasse respirar e partir para o ataque.

A FIGURA

Taremi: 8

Virou o jogo ao contrário com classe

Realizou uma exibição de grande nível, acabando por ser decisivo na eliminatória. Quando a equipa mais precisou, o avançado iraniano apareceu para resolver. Primeiro ao sofrer a grande penalidade, depois a converter esse mesmo penálti, sem dar hipótese ao guarda-redes da Lázio. Mais tarde, voltou a mostrar a sua influência com um passe soberbo para Uribe consumar a reviravolta no marcador. Deu um festival completo, num jogo em que ainda esteve para marcar o terceiro golo. Substituído quando já tinha desequilibrado a balança, recebeu uma merecida ovação dos adeptos do FC Porto.

Manuel Casaca